Relacionamento com Poder Público e compliance são tema de encontro no Sistema FIERN

18/11/2022   08h58

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN realizou, na manhã desta quinta-feira (17), reunião com colaboradores do Serviço de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN), do Serviço Social da Industria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) e da Federação das Indústrias do RN (FIERN) para tratar sobre procedimentos de interação com o Poder Público e as obrigações de compliance. O encontro, realizado de forma virtual, faz parte do cronograma de implementação do programa e contou com a participação do consultor do SENAI Santa Catarina, Ronaldo Carlos Rohloff.

A gestora do programa de Compliance da FIERN, Gabriella Rebouças, destacou a importância da colaboração de todos no encontro para efetivação do programa, “O Compliance não é apenas uma área formalmente constituída, ela é feita de agentes que disseminam e conseguem ter um olhar atento de conformidade nas rotinas de trabalho”.

 

As organizações sejam elas públicas ou privadas, ressalta o consultor Ronaldo Rohloff, têm essencialmente três propósitos: prever riscos, cumprir obrigações e gerar resultados. Ele apresentou os pilares – prevenir, detectar e corrigir – e orientou sobre as responsabilidades de cada colaborador dentro de suas atividades na instituição, o que denominou de “Linhas de defesa”, modelo dividido em três etapas.

 

A primeira linha de defesa tem como responsabilidade a gestão (alta e média gestão, e outros tomadores de decisão) como executores do processo de gerenciamento de riscos e dos sistemas de controles internos da organização. A segunda são os órgãos e profissionais de staff que tem como objetivo apoiar a gestão para que cumpram com as responsabilidades de primeira linha. E por fim, a terceira linha se resume na atividade de auditoria interna com foco em avaliação objetiva e independente da gestão dos riscos, controles e governanças da organização.

 

O Programa Corporativo de Compliance é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com normas internas e as leis e regulamentos externos, de forma a evitar situações que possam enfraquecer a Entidade no mercado e abalar sua credibilidade. A iniciativa estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.