Representante da FIERN na Câmara de Energia defende regras claras para o setor

13/02/2020   14h52

 

 

 

Ao participar da primeira sessão do ano da Câmara Setorial de Energia do Rio Grande do Norte, o empresário Sérgio Freire, que representa a FIERN no colegiado, destacou a necessidade de uma regulamentação estável e regras claras para a geração distribuída e segurança jurídica para empreendimento em parques fotovoltaicos.

 

 

“Temos um crescimento exponencial a energia renovável no nosso Estado e pode haver um crescimento ainda mais expressivo. A incidência do sol e os ventos em condições favoráveis devem ser plenamente aproveitados para a expansão do setor”, disse Sérgio Freire, durante a reunião. A Câmara Setorial é presidida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

 

 

Sérgio Freire — que preside a Comissão Temática de Energias Renováveis da FIERN (COERE) e também é presidente do Sinduscon/Mossoró — afirmou que o Rio Grande do Norte tem as condições naturais adequadas, mas precisa superar alguns gargalos para que essas potencialidades resultem em investimentos ainda maiores no setor de energia.

 

 

 

 

O diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, também participou da reunião e ressaltou que, na geração offshore (obtida com parque instalados no leito do mar), o Rio Grande do Norte poderá ter resultado ainda mais melhores.

 

 

Durante a sessão da Câmara Setorial, o coordenador da Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, apresentou um panorama da matriz de energia no Estado. Os dados apontam que a principal matriz energética centralizada hoje no RN é a eólica (87%), seguida pelo gás. O levantamento informa ainda que há 24 parques eólicos em construção no território potiguar e 62 contratados.

 

 

 

 

Por Aldemar Freire, jornalista Unicom/FIERN