RN arrecadou R$ 665 milhões no mês de abril, mostra Evolução Fiscal do Observatório Mais RN

23/05/2023   14h04

O Rio Grande do Norte arrecadou R$ 665 milhões em impostos durante o mês de abril de 2023, mostra a plataforma da Evolução Fiscal do RN, atualizada pelo Observatório da Indústria MAIS R – núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Com isso, o estado cresceu 7,1% da arrecadação própria em comparação com abril de 2023.

A atualização mostra que R$ 52,5 milhões foram movimentados diariamente pela Indústria da Transformação. Já a Indústria Extrativa registrou a movimentação média de R$ 9,42 milhões por dia.

Do total de tributos recolhidos no mês, R$ 605 milhões foram arrecadados apenas no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — o que representa 90,9% da arrecadação estadual em abril.

A plataforma de business intelligence (BI) da Evolução Fiscal do RN é atualizada mensalmente com base nos dados do Boletim de Atividades Econômicas do RN, publicado pela Secretaria Estadual de Tributação, e traz detalhes da arrecadação e movimentação dos setores econômicos.

Acesse a plataforma pelo link: bit.ly/3MQvtDn

Sobre o Observatório da Indústria MAIS RN
Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI. Foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

Em 2023, o núcleo passou a integrar o Rede de Observatórios do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.