RN se consolida como maior gerador de eólica do país com 7,43 gW de potência fiscalizada, mostra MAIS RN

13/02/2023   13h26

A potência de geração de energia eólica do Rio Grade do Norte chegou aos 7,43 gigawatts (gW), é o que mostra o Mapa das Energias Renováveis do MAIS RN — núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte. O número, que representa 30,17% da geração eólica do país, reforça o protagonismo do estado no setor.

Os dados mais recentes são de fevereiro de 2023 e mostram que o Rio Grande do Norte tem 5,01 gW em potência outorgada, que consiste na potência em construção ou ainda não construída. Atualmente, há 139 empreendimentos outorgados no estado.

Em número de parques em operação, o RN tem 240 operantes, que totalizam 2.325 aerogeradores em funcionamento, distribuídos em 40 municípios.

O Mapa das Energias Renováveis está disponível em uma plataforma de Business Intelligence (BI) desenvolvida pelo MAIS RN em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que é referência nacional na pesquisa, desenvolvimento e inovação de tecnologias para o setor.

A plataforma apresenta dados relevantes para empresas, investidores e pesquisadores, sendo atualizado com números disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). E mostra informações sobre as energias de fonte eólica e solar com foco no Rio Grande do Norte, mas com dados abrangentes aos demais Estados do país, sendo possível realizar análises comparativas entre as unidades federativas em mapas, tabelas e gráficos interativos.

Panorama da energia solar

Na aba do cenário da energia solar, o Mapa mostra que atualmente o Rio Grande do Norte tem 0,37 gW de potência fiscalizada, distribuída em 179 empreendimentos. No entanto, a potência outorgada no estado chega a 7,2 gW, além de existirem 161 empreendimentos já em construção.

O estado está entre os sete maiores produtores de energia solar do Brasil, além de ser o quarto em potência outorgada no país.