Roberto Serquiz apresenta ações para o desenvolvimento sustentável do RN à governadora Fátima Bezerra

18/04/2024   17h01

Oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte foram tratados em reunião entre o presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, e a governadora Fátima Bezerra, nesta quinta-feira (18), na Casa da Indústria, sede da FIERN. Durante o encontro, Serquiz apresentou 15 ações para o pleno desenvolvimento do estado, distribuídas em três blocos: Legislação, Logística e Projetos da indústria.

Para o presidente da FIERN, as oportunidades apresentadas devem avançar na melhoria da competitividade do estado. “Encaminhamos um trabalho para que as equipes técnicas da Federação e do Governo do Estado possam executar, de forma que possamos avaliar as convergências e quais os próximos passos para avançar nessas demandas”, afirma.

“Em um momento oportuno, também traremos essas informações para uma conversa junto aos parlamentares e representações em nível estadual e federal para que todos possam se unir em torno da pauta da indústria”, aponta o presidente da FIERN.

Serquiz mostrou ações para impulsionar a indústria, principalmente no segmento da Transformação.

Sobre a legislação, o presidente da FIERN destacou a importância de uma Política Industrial para o estado, como também a necessidade de revisão da Lei Complementar nº 272, de 3 de março de 2004, a Lei Ambiental do Rio Grande do Norte, e da expansão das parcerias público-privadas no estado e nos municípios.

No contexto da logística, foram apresentadas ações que envolvem os diversos modais — rodoviária, marítima, aérea e ferroviária. Ele ressaltou a importância de investimentos para viabilizar a cabotagem no Porto de Natal, como realização de dragagem no Rio Potengi, aquisição de scanner e de guindaste e instalação de defensas na Ponte Newton Navarro.

Já nos projetos da indústria, o Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte como importante agente para impulsionar a Economia do Mar na região nordeste e convidou a governadora para lançamento a novas empresas associadas. O presidente da FIERN também citou ações da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN que estão sendo executadas, como o desenvolvimento dos polos Pesqueiro, em Areia Branca; da Confecção, na região do Seridó; Boneleiro, em Serra Negra do Norte; e Moveleiro, em Natal.

A governadora Fátima Bezerra destaca que as ações demandadas pela FIERN estão conectadas com as propostas do Governo do Estado para o desenvolvimento. “A FIERN tem desempenhado um papel muito importante, com proposições que dialogam com o perfil desenvolvimentista da nossa gestão. Todos os pontos apresentados estão totalmente conectados com o que o governo estadual está elaborando em prol do desenvolvimento”, comenta.

“Com apoio do Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula, temos uma oportunidade única de, nesse período, avançarmos bastante na consolidação de um legado de bem-estar e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”, ressalta Fátima.

Também participaram da reunião o 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira; o diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; a secretária de Planejamento, do Orçamento e Gestão do RN, Virgínia Ferreira; e o secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier.