O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, prestigiou o Inovar RN, evento promovido pelo Sistema Fecomércio e que integra a agenda comemorativa dos 75 anos da instituição. A programação ocorreu nesta quarta-feira (21), no Teatro Riachuelo, com o objetivo de discutir a conjuntura econômica do país diante do surgimento de novas tecnologias e do uso de Inteligência Artificial (IA). Também prestigiou o evento, o presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente (COEMA), um dos vice-presidentes da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN), Marcelo Rosado.
O Inovar RN contou com a participação do economista Ricardo Amorim e dos especialistas Diogo Cortiz e Nina Silva, que levaram ao público reflexões sobre gestão de negócios e os impactos provocados pelo uso da inteligência artificial para o futuro das profissões.
Roberto Serquiz elogiou a iniciativa, que reuniu empresários, representantes de instituições e do legislativo potiguar. “Esse evento faz parte dos 75 anos da Fecomércio e traz exatamente um tema que é muito importante, a inovação. A palestra tem um aspecto econômico, mas traz toda uma percepção de que a inovação é importante para a nossa sociedade e economia. Quero parabenizar o presidente Marcelo Queiroz por essa iniciativa”, disse.
Marcelo Rosado também destacou a importância do evento. “O INOVAR RN nos anima e provoca profundas reflexões. A economia tem emitido sinais de vitalidade e bons rendimentos para os que se preparam para essas condições adversas de mercado, e a inovação será punitiva para os que resistem ou que trabalharam contra essa nova cultura de inclusão e acolhimento aos pensamentos diferentes. Um mundo novo se inicia com oportunidades para os que sabem fazer a leitura adequada dessa nova era”, disse.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, destacou que o mundo vive um cenário de transformação digital e, por isso, a inovação deve estar na pauta dos empresários potiguares. “Este momento que discute temas que são fundamentais para o nosso desenvolvimento é mais do que o encontro de grandes palestrantes. Estamos aqui para encarar a inovação, não como um conceito abstrato, mas como uma força transformadora que já está moldando a economia e o trabalho”, ressaltou.
As dificuldades de inovação no Brasil, o cenário econômico atual do país frente a competitividade de outros países, além da a saúde fiscal brasileira foram alguns dos temas abordados pelo palestrante Ricardo Amorim. Ele destacou ainda o cenário econômico potiguar e detalhou efeitos da Reforma Tributária no setor produtivo, que deve criar “o melhor potencial de crescimento da indústria” , com o fim da cumulatividade dos juros.
Palestrantes
O economista Ricardo Amorim é formado pela USP e tem pós-graduação em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, atuando no mercado financeiro desde 1992. Foi eleito pela revista Forbes uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.
Especialista em inteligência artificial e tecnologias emergentes, Diogo Cortiz, é doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design pela PUC-SP, com PhD pela Sorbonne Université. Também atua como pesquisador na área de inovação, inteligência artificial, futurismo e cultura digital. É colunista do portal UOL e colabora para diversos veículos de comunicação.
Sócia fundadora do Movimento Black Money, iniciativa que estimula a inovação entre empreendedores e jovens negros, Nina Silva é especialista em finanças, negócios e Web 3.0. Em 2021, foi eleita a Mulher Mais Distuptiva do Mundo pela Women in Tech Global Awards em uma competição com 100 países.
Com informações de Fecomércio-RN