O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu o diretor-presidente da Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN) e vice-presidente da CNI, Amaro Sales de Araújo, na tarde desta quarta-feira (31). O encontro, realizado na Casa da Indústria, serviu para tratar da agenda e das próximas ações do Cluster.
Também participaram do encontro, Gabriel Calzavara, presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do RN (SINDIPESCA-RN) e representante da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (Coopesbra); e o secretário-executivo da ACTN-RN, Daniel Lana Penteado.
Organizado como um arranjo produtivo local, o Cluster do RN tem como princípio a promoção da sinergia e a geração de negócios entre os atores envolvidos direta e indiretamente com a Economia do Mar no Rio Grande do Norte, por meio da interação sistêmica entre Academia, Iniciativa Privada e Governo, criando um amplo espaço de consenso e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.
A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN) foi fundada em 14 de dezembro de 2022, na Casa da Indústria, pela Federação das Indústrias do RN (FIERN), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no RN (SENAI-RN), Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura do Brasil (Coopesbra), Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), 3R Petroleum e Intermarítima Portos & Logística.