Saúde mental é tema de palestra e bate-papo com colaboradores da FIERN nesta quarta-feira, 8

7/02/2023   12h53

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Casa da Indústria realiza, nesta quarta-feira (8), um bate-papo com o tema “Ansiedade: onde ela pode nos levar”, das 14h às 15h30, no auditório Joaquim Victor de Holanda, na sede da FIERN. O evento é restrito a colaboradores. Logo em seguida, haverá um momento de ginástica laboral com todos os presentes de forma dinâmica e interativa.

 

O bate-papo vai ter a presença do psicólogo Udo Mendes, da Clínica Evolve, e a mediação da psicóloga do Sistema FIERN, Alena Araújo. “Partindo do princípio que o ser humano é subjetivo e uno (corpo e mente integrados), é de suma importância trabalharmos conteúdos de saúde mental não só em janeiro, mas durante todo o ano, como forma de normalizar o tema. Conscientizar os colaboradores de que somos seres integrais e que, quando cuidamos de mente e corpo juntos, ficamos mais fortes e seguros para desempenharmos as nossas funções como profissionais e como sujeitos no mundo”, declarou Alena.

 

A CIPA é formada por representantes da FIERN, SESI, SENAI e IEL. Para Cyntia Maria de Gois Leite, que é técnica de Segurança do Trabalho, por meio desta palestra os colaboradores terão a oportunidade de refletir sobre os cuidados que devem manter com a própria saúde. “O que certamente fará com que eles se sintam mais atentos e focados nas tarefas que realizam, diminuindo acidentes. Além disso, eles poderão nutrir bons hábitos diários, harmonizando os seus pensamentos e emoções para usufruírem de bem-estar e qualidade de vida”, comentou.

 

Já Udo Mendes é psicólogo formado pela UNIRN e fundador da Evolve clínica de saúde. Depois de um período atendendo crianças e as dinâmicas próprias da escola, começou a se debruçar sobre a neurociência e atendimento de adultos na clínica psicológica.

 

Segundo ele, é muito comum quando se fala de saúde, pensar na visita ao médico e na administração de medicamentos. “Estamos habituados a diferenciar a mente do corpo. E quando a mente influencia o corpo de tal forma que nos leva para lugares que não conseguimos controlar ou que nos traz sofrimento?”, questionou.

 

 

Ainda de acordo com o psicólogo, até certo tempo, a grande maioria da população entendia saúde mental em dois status: loucura ou sanidade. “A partir da pandemia foi amplamente difundido uma maior percepção dos constructos mentais e seus sintomas. A verdade é que a correria do dia a dia, o medo da Covid19 e até mesmo da morte, nos levaram a procurar ajuda. O nosso corpo é coordenado por nossa mente, ela precisa ser respeitada e cuidada”, destacou.

A palestra tem o objetivo de fazer perceber que a ansiedade é um dos sintomas mais comuns que se sente no tocante a saúde mental e pode revelar uma simples emoção de conseguir um novo emprego ou até processos de adoecimentos mais significativos como Burnout, depressão, pânico entre outros. “A grande questão se dá quando não sabemos quando é apenas a nossa mente precisando ser ouvida ou quando é o nosso corpo querendo falar”, concluiu.

 

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail cipa@fiern.org.br.