SENAI/CTGAS-ER participa do webinário “Mulheres na Energia Renovável” do Cogemmev

16/03/2021   14h50

 

O SENAI-RN, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, foi convidado para participar do primeiro webinário “Mulheres na Energia Renovável”, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 18, à 15h, pela plataforma Microsoft Teams. O evento é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energias (MME), que depois de uma série debates virtuais em 2020, por meio do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev), que reúne 18 instituições, entidades e empresas públicas, dá início à programação de webinários de 2021.

 

 

Para participar, acesse o evento no link https://bit.ly/3bP7stQ

 

 

O seminário online traz para o debate a atuação de mulheres na disseminação do uso da energia renovável e a apresentação dos resultados do projeto Sistema de Energia do Futuro, com destaque para as ações voltadas à profissionalização de meninas e mulheres na área de energia renovável. Entre as palestrantes, está a professora do ISI/CTGAS-ER Samira Emiliavaca, graduada, mestre e doutora em Meteorologia, trabalha como pesquisadora líder do laboratório de energia solar do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis.

 

 

O evento em celebração ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março, conta com o apoio da Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e com representantes da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol), do Instituto Federal Pernambuco (IFPE), Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (RN – CTGAS-ER)  e  FV-UFSC.

 

 

Sobre o COGEMMEV

O Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas tem como finalidade estimular o debate e propor a implantação de projetos e ações voltados para as mulheres, questões de gênero, raça e diversidade, bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável do País com Responsabilidade Social, por meio da proposição de políticas para as mulheres e diretrizes de equidade de gênero e raça no setor eletroenergético e mineral.

 

 

Mulheres na Energia Renovável – Programação:

Data: 18/03

Horário: 15h00

Duração: 1h30

Local:  Microsoft Teams no Link https://bit.ly/3bP7stQ

15h00: Abertura pela Coordenação do COGEMMEV

15h05: Lançamento da pesquisa sobre Mulheres na Energia Solar – MESol

15h15: Apresentação da MESol e exibição do vídeo “Mulheres de Energia”

15h20: Roda de conversa

– Profa. Samira Emiliavaca (ISI-ER): realização de workshops e campanhas para atrair mulheres para cursos ligados às renováveis

– Prof. Manoel Pedrosa (IFPE): implementação de cursos de instalador para mulheres da eng. elétrica

– Representante do FV-UFSC: contexto das mulheres na graduação, pós e pesquisa em FV

15h50: Relato de profissionais sobre suas experiências no setor

16h20: Perguntas

16h30: Encerramento