SENAI e Projeto Soldado Cidadão se unem para confeccionar máscaras face shield

13/04/2020   13h50

 

 

O desenvolvimento de máscaras de proteção em acrílico, do tipo ‘face shield‘, que serão doadas aos hospitais públicos do Rio Grande do Norte pelo SENAI-RN, ganhou um reforço. Jovens que integram o Programa Soldado Cidadão, uma parceria entre as Forças Armadas e o SENAI-RN, estão trabalhando junto a por equipe de engenheiros, professores e técnicos de laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis – CTGAS-ER.

 

 

O Projeto Soldado Cidadão tem por objetivo capacitar profissionalmente os jovens que prestam o serviço militar para facilitar o ingresso no mercado de trabalho, após o período no qual eles ficam nas Forças Armadas.

 

 

A máscara, feita em acrílico, plástico e alumínio, foi desenvolvida no ISI-ER a partir da adaptação de equipamento já usado nos hospitais. Com uma vantagem: são mais resistentes. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas adotadas para a contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

 

As máscaras de proteção para uso de médicos e profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes infectados em Unidades de Terapia Intensiva e Semi- Intensiva. A doação é destinada aos hospitais Universitário Onofre Lopes (Huol), Hospital Municipal e no Hospital Gizelda Trigueiro, em Natal, e no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, além de unidades hospitalares no interior.

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN