SENAI inaugura curso em parceira com a 3R Petroleum durante Mossoró Oil & Gas Expo 2023

22/11/2023   16h02

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), em parceria com a empresa 3R Petroleum, deu início a cursos de gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, durante a programação do Mossoró Oil & Gas, na tarde desta terça-feira (21). A aula inaugural do curso de Soldagem realizada pelo SENAI-RN em parceria com a petroleira, ocorreu durante o evento. Na oportunidade, os alunos destacaram a importância do trabalho do SENAI para a vida profissional.

 

 

Carlos Daniel é soldador e trabalha em Alto do Rodrigues, ele conta que a “oportunidade chegou no momento ideal para agregar minha vida profissional, é uma oportunidade imensa e vai agregar ao meu currículo”, destacou. Outra que também aproveitou a oportunidade foi Ana Cristina, “Eu gostei muito da atitude de todos que se empenharam e estão proporcionando esse curso para a gente possa ampliar nosso campo de trabalho”.

 

A aula inaugural aconteceu na unidade móvel de soldagem. Cerca de 15 alunos foram selecionados e acompanharam as orientações inicias do curso de soldagem, ofertado pelo SENAI, em parceria com a 3R Petroleum, lançado no início de novembro no estado. As turmas visam formar mão de obra na área petrolífera, com os cursos de Operador de Sonda, Operador de Retroescavadeira, Operador de Campo e de Estação, Operador de sala de controle e Soldagem, em Alto do Rodrigues, e Mecânico de selo, em Macau.

 

“A forma do SENAI trabalhar é ouvindo as empresas. Programas como esses de qualificação, a gente faz para que o perfil do profissional que sai do SENAI, seja absolutamente adequado ao perfil que a empresa precisa para trabalhar no seu ambiente industrial. A gente espera contribuir para que a empresa tenha o melhor desempenho possível, trazendo a contribuição de cada profissional, dentro do máximo que ele pode dar. O setor de petróleo é um setor que usa muita tecnologia e para que as pessoas usem de forma adequada, precisam estar qualificadas”, destacou Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI.

 

 

A unidade móvel do SENAI-RN – uma sala de aula com laboratório, sobre rodas – ficará exposta durante a feira, dentro do pavilhão dos equipamentos. “Diante da retomada da exploração do petróleo e gás, em toda a região oeste, há necessidade de qualificar as pessoas, de tornar as pessoas mais efetivas para aproveitar as oportunidades oferecidas. A 3R, em parceria com o SENAI, vem fazendo esse trabalho. Há todo um potencial mapeado, com geração de mais de cinco mil empregos para toda a região. Esse trabalho inicial vem exatamente fazer o chamamento para que as pessoas possam entender que existe realmente a possibilidade de emprego para esse segmento”, ressaltou o presidente da FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz.

 

A formação faz parte de um programa de capacitação conjunto entre a 3R Petroleum e o SENAI-RN. O programa oferece 182 vagas para cursos gratuitos nos municípios de Alto do Rodrigues, Macau e Mossoró.  As turmas visam formar mão de obra na área petrolífera, com os cursos de Operador de Sonda, Operador de Retroescavadeira, Operador de Campo e de Estação, Operador de sala de controle e Soldagem, em Alto do Rodrigues, e Mecânico de selo, em Macau. A parceria também vai ofertar formações em Mossoró, com inscrições previstas para o mês de dezembro. Serão ofertados no município os cursos de Técnico em Instrumentação, Técnico em Automação, Torneiro CNC e Mecânico de Manutenção (usinagem).