SENAI lança história em quadrinhos com “Superliga” de pesquisadores no RN para enfrentar gases do efeito estufa

29/06/2022   10h52

Revista está disponível online, com download gratuito, e também será distribuída em versão impressa para turmas de 9º ano em escolas públicas de Natal

 

O ano é 2022 e, da janela do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), no Rio Grande do Norte, uma invasão de perigosas “nuvens de gás” é enxergada no céu, materializando notícias que já correm o mundo: “A quantidade de CO2 chegou a níveis críticos na atmosfera. O aquecimento global é recorde. As nuvens estão vivas!”.

 

A história, baseada em evidências científicas e outros dados reais, está no centro da Revista em Quadrinhos “Superliga contra nuvens de gás”, que o SENAI-RN lança nesta quarta-feira (29), transformando pesquisadores e pesquisadoras do Instituto em heróis e heroínas que se unem para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta. 

 

Considerado um dos grandes vilões do aquecimento global e das mudanças climáticas, o Dióxido de Carbono é simbolicamente representado por nuvens com olhos vermelhos e grande poder de impactar desde os oceanos, e a vida marinha, até a humanidade, em terra.

 

A Revista foi concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, que está em operação em Natal e é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. 

 

O conteúdo pode ser baixado gratuitamente online – clique aqui para fazer o download – e também chegará, em versão impressa, a partir de julho, a escolas públicas da capital. “A história traz conceitos chaves, como o que é o CO2, por que o descontrole dele na atmosfera é um problema e como as energias renováveis podem ajudar em direção ao equilíbrio”, diz Rodrigo Mello, diretor do ISI e do departamento regional do SENAI-RN. 

 

“Também explica de forma lúdica algumas das principais operações nas áreas de energia solar fotovoltaica, de energia eólica e de sustentabilidade desenvolvidas dentro das nossas linhas de pesquisa”, acrescenta.

 

A ideia, segundo o diretor do ISI-ER, é apresentar as energias renováveis e novas tecnologias como partes da solução para descarbonização do mundo

 

A ideia, segundo Mello, é apresentar as energias renováveis e novas tecnologias, como o Hidrogênio Verde, como partes da solução para descarbonização do mundo, ou seja, entre as saídas possíveis para reduzir as emissões de Carbono. 

 

“Já iniciamos a articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Natal para distribuir esse trabalho nas escolas. O foco, inicialmente, são as turmas de 9º ano, para que a gente mobilize esse público jovem e desperte o interesse pelo assunto mostrando que existe um mundo novo, possível de ser construído e mais limpo – que também é possibilidade de profissão para eles/as”, observa o diretor do ISI-ER. A revista também será distribuída em instituições como os Centros de Educação e Tecnologias do SENAI no estado e as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI).

 

A primeira tiragem impressa foi entregue, na semana passada, a integrantes do Conselho Regional do SENAI-RN e, ainda, a representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), de Ministérios – da Educação (MEC), de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Economia (ME) – além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Senado e da Câmara dos Deputados, que participaram do Programa Conhecendo a Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sistema FIERN, pela primeira vez no Rio Grande do Norte. 

 

PERSONAGENS REAIS

A Revista em Quadrinhos foi concebida em alusão ao aniversário de primeiro ano de inauguração do ISI-ER, comemorado em 15 de junho. 

 

“A Superliga é formada por seis personagens reais, três homens e três mulheres, parte da equipe de pesquisadores e pesquisadoras do Instituto SENAI. Dentro da nossa estratégia de diversidade e igualdade de gênero, pensamos o roteiro de maneira que tivessem o mesmo protagonismo na história”, observa a jornalista e assessora de comunicação do ISI-ER, Renata Moura, idealizadora da Revista e responsável pela coordenação e edição do conteúdo. 

 

O trabalho foi desenvolvido em parceria com o premiado cartunista Rodrigo Brum (Roteiro, Edição e Cores) e participação de Nando Motta (Capa), Jeff Portela e Wanderline Freitas (Ilustrações). 

 

A inspiração para os/as personagens veio da equipe do ISI. Alexandre Torres Santos, pesquisador e doutor em ciências climáticas, aparece na história com o “poder do calor”. Antonio Medeiros, coordenador de P&D do ISI-ER e doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais, é retratado com o poder do vento. Fabiola Correia, doutora em Ciências e Engenharia de Petróleo e Juan Ruiz, pesquisador líder do laboratório de sustentabilidade do ISI e doutor em química, detém o poder do Hidrogênio Verde (H2). 

 

Protagonistas da história são pesquisadoras e pesquisadores reais, parte da equipe do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

 

Mariana Torres, doutora em geografia, é ilustrada com o poder de mapear ameaças e oportunidades de intervenção. É ela quem distribui as missões para a Superliga ao redor do globo. Já Samira Azevedo, pesquisadora líder do laboratório de energia solar do Instituto e doutora em meteorologia, surge no roteiro com o poder do sol.

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis vira, para esse time, uma espécie de “Sala de Justiça” – referência à famosa base de operações da Liga da Justiça, na animação Os Superamigos, dos anos 70. O vilão, CO2, é representado por “nuvens de gás”, que aparecem de forma descontrolada na atmosfera e espalham danos por todo o planeta. “Considerando que a presença do CO2, de forma equilibrada, é fundamental, a mensagem que estamos passando é que é preciso alcançar esse equilíbrio em meio à crise global que vivemos e a essa corrida contra o tempo para impedir que o aquecimento global continue avançando”, explica ainda a jornalista.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destaca que “o propósito com esse trabalho é mostrar ao menos parte dos poderes que existem em nossas mãos neste momento, em que todos os esforços devem ser envidados para que a transição energética se torne realidade, com benefícios diretos para a população e o avanço dos negócios”. “Nos unimos a esses esforços fazendo do Instituto SENAI referência nacional em PD&I e grande aliado para que a indústria e o País, de forma global, atinjam metas que se mostram chaves para a geração atual e, obviamente, para as futuras gerações”, acrescenta ele.

 

A Revista está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam, entre outros avanços na sociedade, o fomento à educação de qualidade, a produção responsável, o crescimento econômico e o combate às mudanças climáticas. 

 

O trabalho também se insere em estratégias do SENAI-RN relacionadas ao Pacto Global de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, cujo pedido de adesão formalizou à ONU em maio deste ano. Fazem parte dos “Dez princípios universais” advogados pelo Pacto “apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais”, 

“incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis” e “desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental”.