SENAI Moda realiza, de 3 a 28 de fevereiro, a exposição “Maria, uma dama da noite”

3/02/2023   12h28

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte, por meio do SENAI Moda, realiza de 3 a 28 de fevereiro, a exposição “Maria, uma dama da noite”. O acervo de peças fez parte do SENAI Brasil Fashion – um dos maiores eventos de moda voltado a estudantes e profissionais do segmento no país – no ano de 2015.

 

O evento tem abertura nesta sexta, às 19h30min, no Hall da Biblioteca do Hub de Inovação e Tecnologia – HIT do SENAI-RN, que concentra as iniciativas do SENAI nas diversas áreas da indústria, inovação e tecnologias, entre eles o Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, com atividades voltadas à indústria têxtil.

 

A exposição traz a coleção de moda da estilista Jéssica Cerejeira, com coordenação e planejamento de Caio César Delfino da Cunha e Nele Nelson Machado da Silva, também curador do evento, além do auxílio e montagem de Valteize da Silva e Felipe La-Thur.

 

O curador do projeto destaca a intenção de resgatar uma Natal do passado e contextualizar a vida de Maria Boa. “Para mim foi prazeroso assinar a curadoria desse projeto, com um tema de pesquisa que escolhemos com o objetivo de contextualizar a vida da Sra. Maria de Oliveira Barros, a Maria Boa, dentro do período da Segunda Guerra Mundial, além de abordar a Natal dos anos 40”, comenta Nelson.

 

“A exposição faz recortes alusivos à Natal nos anos 40, período da Segunda Guerra Mundial e da presença de soldados americanos em solo potiguar”, explica Jéssica, que também é professora do SENAI Moda.

 

Maria, a Dama da Noite

 

Com bustos destacados, silhuetas acinturadas e próximas ao corpo, decotes em evidência para interpretar toda a sensualidade das “damas da noite” e somar à feminilidade da década de 40, com babados e peplums, a coleção traz o universo kitsch do submundo dos cabarés do Rio Grande do Norte. O foco é principalmente o período que marca a chegada das tropas norte-americanas ao estado, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

As referências regionais aparecem nos bordados coloridos, cheios e vibrantes, feitos com chita. A estampa militar dos casacos, contrastando com peças sensuais e femininas, traz à tona a mistura da delicadeza, força e austeridade da mulher norte-rio-grandense.

 

Maria Oliveira Barros (1920-1997), filha da Sra. Bezinha, nasceu em Campina Grande, morou em João Pessoa e, depois de algum tempo, veio residir em Natal. Conta-se que, durante o tempo em que morou em Campina Grande e trabalhava com seu pai em uma barraca, por causa da sua simpatia foi lhe dado o codinome de Maria Boa, mas também falam que esse codinome lhe foi dado por sua beleza.

 

Proprietária da casa de tolerância mais famosa da cidade de Natal, localizada na Rua Padre Pinto, durante a década de 40, prenúncio da 2º Guerra Mundial, recebeu muitos militares americanos e outros jovens vindos de outros estados tornando-se ponto de referência em nossa cidade.

 

Serviço

Exposição “Maria, uma dama da noite”
Data: 03 a 28 de fevereiro de 2023
Horário abertura hoje: 19h30min
Local: Hall da Biblioteca HIT, no CTGAS-ER

 

Clique aqui para ver toda programação

UMA DAMA CHAMADA MARIA