SENAI-RN anuncia últimas vagas para seleção de cursos técnicos gratuitos em Mossoró

6/04/2023   14h05

São oferecidas, ao todo, 120 vagas no SENAI, em Mossoró, para formação de profissionais de nível técnico em administração, eletrotécnica e petróleo e gás

 

 

O SENAI-RN anunciou nesta quinta-feira (06) as últimas vagas para o processo seletivo que oferece cursos técnicos gratuitos em Mossoró. 

 

As inscrições podem ser feitas no site https://shre.ink/cursotecnicogratuidade até 09 de abril ou até o alcance do número máximo de 300 inscrições por turma. 

 

As oportunidades são para formação de profissionais de nível técnico em Administração, Eletrotécnica e Petróleo e Gás. 

 

Os cursos serão presenciais e gratuitos, mantidos e ministrados pelo SENAI-RN.

 

São oferecidas, ao todo, 120 vagas para o município, sendo 40 em cada área.

 

Clique aqui para acessar o edital completo.

 

Como participar

Entre os pré-requisitos para participar do processo seletivo estão idade mínima de 16 anos; ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente) ou estar cursando o 2° ano do Ensino Médio.

 

Também é preciso ter condição de baixa renda autodeclarada durante a inscrição; não estar cursando nem ter matrícula ativa em qualquer outro programa de Nível Técnico nas escolas do SENAI-RN, e não ter registro de cancelamento de matrícula na instituição no período de inscrição estabelecido no edital. 

 

O processo seletivo é de caráter eliminatório e classificatório, com etapas de inscrição online, análise documental e provas presenciais de português e matemática. O resultado da análise documental é prevista para 12 de abril e as provas estão programadas para 16/04.

 

Cursos

Os cursos terão duração de aproximadamente 1 ano e meio, com início previsto em 9 de maio deste ano e término em 30 de abril de 2025. 

 

Eles fazem parte de um “pacote” mais amplo, de 280 vagas, lançado pela instituição em 29 de março, com opções também em Natal. Na capital, porém, as inscrições já atingiram o máximo previsto no edital e foram encerradas.

 

“A formação técnica é concluída em um período de tempo mais curto, o que permite que os concluintes entrem no mercado de trabalho mais rapidamente”, diz Rúbia Lahm Santos, coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que engloba, em Natal, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda, alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). 

 

“Além disso, o SENAI tem a característica do aluno aprender fazendo, essa natureza prática da formação técnica permite que aprendam habilidades práticas aplicáveis imediatamente”, acrescenta.

 

O edital com todas as informações da seleção traz também a grade curricular detalhada – ou seja, o conjunto de disciplinas que candidatos/as aprovados/as irão estudar em cada área.

 

Segundo a coordenadora de educação do HIT SENAI, em um cenário em que “as empresas estão cada vez mais dependentes de tecnologia e inovação para manterem-se competitivas no mercado, há uma grande demanda por profissionais técnicos qualificados que possam lidar com sistemas, equipamentos e tecnologias”. 

 

“Nesse contexto, percebemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente por mão de obra qualificada, muitas vagas existem e não são preenchidas por não haver profissionais qualificados. Por isso, selecionamos alguns cursos técnicos que possibilitam uma formação completa para atuação em diversas áreas”, observa.

 

Nacionalmente, o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) anunciou desde o final de março 9.504 vagas em cursos gratuitos e pagos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade que engloba o SENAI. As oportunidades estão no RN e em mais seis estados, com opções tanto para quem quer estudar sem sair de casa quanto para quem prefere aprender presencialmente.