SENAI-RN apresenta ações em formação especializada, tecnologia e inovação na Mossoró Oil & Gas Expo

7/07/2022   17h12

Representando o Sistema Indústria potiguar — FIERN, SENAI, SESI e IEL —, o SENAI-RN marcou presença na Mossoró Oil &, Gas Expo 2022, o maior evento do país sobre petróleo e gás produzido em terra (onshore). O estande do SENAI-RN mostrou as diversas soluções em formação profissional e técnica, serviços tecnológicos, pesquisa e inovação para o setor.

O Petróleo e Gás está entre os principais setores da indústria potiguar, representando cerca de 40% do PIB industrial do RN. Somado a isso está o protagonismo do estado como principal produtor onshore do Brasil, com destaque para a região de Mossoró, o que rendeu à cidade o título de “capital do onshore”.

Além do SENAI-RN, mais de 90 estandes de empresas, associações e instituições de ensino lotaram o centro de exposições da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) para estreitamento de relacionamentos e formação de novos laços que fortalecem o setor.

Sobre a importância do evento, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, destaca que “é um momento de convivência e encontro para renovação das demandas e soluções para o setor de óleo e gás”. Para ele, o evento “reúne tecnologia e capital humano especializado, com pessoas preparadas para estar neste setor que requer muita segurança, é um mercado muito regulado e de trabalhos muito específicos”.

“Todos esses players presentes são indústria, então é natural que o Sistema Indústria, como parceiro do setor, esteja presente”, destaca Mello. “Além disso, é fundamental que o SENAI, como fornecedor de mão de obra qualificada, inovação e tecnologia para a indústria esteja aqui visitando parceiros, renovando os interesses em nossos serviços e discutindo os perfis profissionais que precisam ser preparados e as tecnologias e inovações necessárias para o setor”, ressalta.

Estreitar laços e prospectar ações

Um dos principais objetivos da participação do SENAI-RN no evento é estreitar relacionamentos, como destaca a coordenadora de Serviços Especializados em Tecnologia e Inovação (STI), Kathya Canella. “Quando estamos presencialmente no evento e estabelecemos contato direto com os representantes de empresas, associações e instituições de ensino, oportunizamos parcerias estratégicas”, afirma.

“São muitas novas frentes que abrimos quando participamos de um evento como esse”, comenta Canella. “Tivemos oportunidades de conhecer representantes de empresas que não atendemos e também de mostrar nosso portfólio de ações concretas”, explica.

“Com a expertise e experiência em responder a demandas, pudemos encontrar intercessões com empresas que não conhecíamos”, completa a coordenadora de STI do SENAI-RN.

CTGAS-ER

Sob tutela do SENAI-RN, o Centro de Tecnologias do Gás (CTGAS) foi criado em 1999 para ser um centro de excelência, com atuação em todo o país, na educação profissional, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para o suporte tecnológico à indústria de gás natural e energias renováveis. Com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, o centro ampliou a sua área de atuação e passou a se chamar Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

No campo da capacitação profissional, o CTGAS-ER realiza diagnósticos de necessidades e qualificação de mão de obra especializada para atender as demandas crescentes da indústria. Entre outras modalidades, são oferecidos cursos de qualificação profissional, especialização (nível técnico e superior) e aprendizagem industrial, sendo este último voltado para jovens candidatos ao primeiro emprego.

O Centro ainda oferta serviços técnicos e tecnológicos laboratoriais, de inspeção e de consultoria para a indústria de óleo e gás energias. A terceira vertente de atuação é o suporte ao desenvolvimento de tecnologias iminentes ou que já estão sendo utilizadas comercialmente e disponibilização de novas soluções para empresas desses setores.