SENAI-RN apresenta balanço do primeiro bimestre com crescimento em serviços e busca por qualificação

31/03/2023   17h05

Os dados foram apresentados durante reunião do Conselho Regional do SENAI-RN, na Casa da Indústria

 

O SENAI do Rio Grande do Norte apresentou, nesta sexta-feira (31), os resultados do primeiro bimestre do ano, apontando expansão e perspectivas de mais crescimento.

 

“O desempenho da educação superou em 13% o planejamento inicial e o de prestação de serviços também ultrapassou a meta. Além disso, temos destaque na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com um volume importante de projetos em construção”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. Os dados foram divulgados durante reunião do Conselho Regional da Instituição, na Casa da Indústria. 

 

O desempenho registrado no acumulado de janeiro a fevereiro, segundo Mello, refletem, principalmente, o momento de “franca expansão” na indústria do gás e a importância que as energias renováveis e a transição energética têm ganhado no Brasil.

 

De forma geral, avaliou ele, o primeiro bimestre foi de crescimento e a tendência para o restante do ano é positiva. O otimismo é alimentado, entre outros motivos, pela sinalização favorável dada pelos dois primeiros meses. A expansão no período, segundo o diretor, é considerada atípica.

 

“Historicamente esse não é um período de crescimento. É de baixa, por envolver meses ‘menos produtivos’, em que há férias, por exemplo, e fevereiro, que já tem menos de 30 dias e ainda tem o Carnaval dentro, mas que neste ano mostraram bom desempenho”, observa. “A expectativa é que o ritmo se mantenha favorável e outro fator importante nesse sentido é a construção de novas soluções, de novas demandas que temos recebido”.

 

Dados

Os dados apresentados durante a reunião mostram que o SENAI-RN registrou mais de 5,3 mil matrículas em cursos profissionalizantes diversos no período analisado, superando em 13% a meta projetada, de 4,7 mil. 

 

Os serviços relacionados a Soluções de Tecnologia e Inovação oferecidos ao mercado foram recorde. Um total de 1.182 atendimentos na área foram registrados, ante a meta de 256 traçada para o bimestre.  

 

Na área de Serviços Técnicos Especializados a projeção inicial para o período foi ultrapassada em 5 vezes. “O resultado foi puxado por novos contratos, que, por ocasião do planejamento, não existiam. São licitações que ganhamos e contratos que fechamos em dezembro e janeiro, na metrologia em especial, para atender principalmente a demanda aquecida da indústria do gás”, avaliou Rodrigo Mello.  

 

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN: Resultados positivos no primeiro bimestre e perspectivas de expansão seguem favoráveis para o restante do ano

 

Destaques

Entre as ações de destaque no período ele citou projetos relacionados às energias renováveis – como a formatura da primeira turma exclusivamente de mulheres eletricistas do estado, em parceria com o grupo Neoenergia Cosern, e o início da primeira especialização técnica em operação e manutenção de parques eólicos, também com foco na capacitação feminina, em conjunto com a AES Brasil. 

 

“A área de moda, vestuário e design também é uma frente em que estamos investindo de modo especial no estado”, disse Mello. “Evoluímos muito na parte de gás, na parte de transição energética, na parte de energias renováveis, e agora estamos com foco especial também para essa atividade, que é tão capilar no Rio Grande do Norte e gera muito emprego”.

 

“A unidade do SENAI no município de Santa Cruz”, ressaltou ele, “tem um trabalho ímpar junto a pequenas oficinas de costura que atendem a demanda de grandes indústrias, por meio do programa Pró-Sertão”. 

 

“O setor (que reúne as pequenas oficinas) fechou o ano de 2022 com faturamento superior a R$ 90 milhões. Houve um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior”, estimou, acrescentando que “o SENAI está trazendo uma série de atividades de fomento às indústrias de vestuário, confecção e moda, enxergando a importância que esses segmentos têm para o Rio Grande do Norte, do ponto de vista de ocupação de pessoas, de distribuição de renda pela capilaridade que existe, e também da geração de riqueza”.

 

O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência. É presidido por Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN.

 

Durante a reunião nesta sexta-feira, Sales também destacou a relevância do Rio Grande do Norte enquanto polo de confecção para o Brasil e as oportunidades de crescimento econômico que o Pró-Sertão trouxe para o estado, com a forte participação do Sistema FIERN, por meio do SENAI, como principal instituição formadora de profissionais para o Programa e executora de iniciativas como um projeto atualmente em curso para melhorar a qualidade da produção que sai das pequenas oficinas de costura no interior direto para as grandes indústrias.

 

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).