SENAI-RN apresenta buggy elétrico, nesta quinta, 25, no Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos ; veja a programação

24/08/2022   16h49

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) promove, nesta quinta-feira (25), o Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, na Casa da Indústria, em Natal.

O evento vai apresentar o protótipo do primeiro carro elétrico desenvolvido no Rio Grande do Norte – um buggy, da indústria Selvagem – e discutir mercado e qualificação profissional para o setor de veículos elétricos.

O evento presencial será realizado no auditório da Federação das Indústrias do estado (FIERN), na Casa da Indústria, das 9h às 17h30, com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, por meio de formulário no seguinte endereço: https://bit.ly/3zQeglW.

A programação também será transmitida ao vivo, no YouTube, no canal HIT – Hub de Inovação e Tecnologia, do SENAI-RN (https://www.youtube.com/c/hitsenai).

O evento é promovido pelo Sistema FIERN, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier (EIC Trier), da Alemanha.

O público-alvo são representantes de empresas e instituições ligadas aos setores de energia, sustentabilidade, turismo e veículos, além de profissionais que desenvolvem pesquisas na área de eletromobilidade ou buscam qualificação para trabalhar na cadeia produtiva dessa indústria.

Confira a programação detalhada:

Manhã

09h às 11h – Apresentação do 1º buggy elétrico do RN: O projeto Selvagem, uma parceria SENAI/CTGAS-ER, UFRN e EIC Trier, da Alemanha.

Participantes:

Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN

Rodrigo Mello, diretor do departamento regional do SENAI-RN, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER)

Andreas Dohle, consultor de Longo Prazo da EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH

Zanarde Neves, sócia-proprietária da indústria de veículos Selvagem

Davinson Rangel, coordenador do projeto de desenvolvimento do Selvagem Elétrico, no CTGAS-ER

Norbert Sudhoff, professor e formador de professores no Estado da Renânia Palatinado, da Alemanha

11h às 12h – Entrevista coletiva à imprensa

Tarde

14h às 14h40 – RN terá primeiro curso de formação profissional do Brasil para conversão de veículos elétricos: soluções e desafios para atender as demandas do setor de veículos elétricos.

Participante:

14h40 às 15h40 – Mercado de veículos elétricos no Brasil e no mundo

Participantes:

Gilson Piovesan, Global Head of Commercial eMobility da WEG

André Pinto, Diretor de Operações do Grupo PGPRIME

Paulo Rocha (Paulo Buda), da Buda Motors Mitsubishi

16h00 às 16h50 – Corredor Verde Mobilidade Elétrica: O maior corredor de mobilidade elétrica do Nordeste, em desenvolvimento pela Neoenergia

Participante:

José Antonio de Souza Brito, Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Neoenergia

16h50 às 17h30 – Exposição Elétricos

• O protótipo do primeiro buggy elétrico do RN

• E principais concessionárias no estado