SENAI-RN aprova primeiro projeto no país na categoria ‘Habitat de Inovação’ na Plataforma Inovação para a Indústria

2/12/2020   13h27

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) aprova o primeiro projeto em Habitat de Inovação do país, desenvolvido em parceria com a CTG Brasil, na área de “Geradores fotovoltaicos bifaciais de última geração”. O SENAI-RN através do Instituto SENAI de Inovação em Energias renováveis (ISI-ER) vai disponibilizar a infraestrutura e corpo técnico qualificado para desenvolvimento do projeto. “O gerador é uma placa fotovoltaica com dupla face. A ideia é que ele aproveite a luminosidade refletida na superfície para geração de energia”, explica o diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello.

Ele explica ainda que a parceria é resultado de uma Chamada na Plataforma Inovação para a Indústria na categoria ‘Habitats de Inovação’ que tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria em Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e as empresas interessadas, conforme critérios e condições estabelecidos no Edital. “A parceria com a CTG, uma das maiores empresas do mundo no setor de energias é o primeiro projeto de habitat de inovação do país na área de energias”, enfatiza.

O projeto ‘Geradores fotovoltaicos bifaciais de última geração’, teve sua aprovação divulgada no dia 26 de novembro. Esta chamada é voltada para empresas industriais brasileiras de qualquer porte ou startups, interessadas em promover o empreendedorismo industrial, desenvolver projetos colaborativos com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis do Rio Grande do Norte e programas de Educação profissional com o SENAI RN, conforme edital no que se refere ao ‘Público Alvo do regulamento da Plataforma Inovação para Indústria’.

O processo de avaliação, seleção e contratação é dividido em três etapas: Lançamento do Edital de Chamada de Habitat (SENAI RN) na Plataforma Inovação para a Indústria; Avaliação e seleção dos Planos pela comissão designada pelo SENAI RN; e Celebração de Termo de Parceria entre o SENAI RN e a empresa selecionada. Depois de todas as etapas, as empresas vão aportar recursos em projeto por um prazo previamente estabelecido.

A Plataforma Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, Processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

Podem participar empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Cada categoria tem suas regras próprias. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma de Inscrição, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.

Os interessados em conhecer a plataforma e as categorias podem consultar através do link: http://www.plataformainovacao.com.br

Por Jô Lopes – Unicom FIERN