SENAI-RN discute investida conjunta com São Paulo em áreas como descarbonização da indústria

8/03/2023   16h18

Reunião foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN e incluiu visita aos laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis

Diretores dos departamentos regionais do SENAI do Rio Grande do Norte e do estado de São Paulo discutiram nesta terça-feira (07), em Natal, possibilidades de projetos conjuntos para impulsionar a transição energética e a descarbonização da indústria.

A reunião foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI), complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade – e os Centros de educação e tecnologias do SENAI na capital – entre eles, o CTGAS-ER, referência em formação profissional para as indústrias de energia e do gás, além de centro de excelência nacional para soluções de educação que estão em desenvolvimento com a Alemanha para o hidrogênio verde.

“A energia é uma área estratégica e hoje a estrutura do Rio Grande do Norte é muito dedicada a essa área, com reputação e reconhecimento nacional e internacional”, disse o diretor do SENAI-SP, Ricardo Terra.  “O CTGAS e o ISI-ER são referências no Brasil, então acho que essa ponte que criamos hoje entre São Paulo e o Rio Grande do Norte pode ser usada como forma de nos auxiliar nesse trabalho”, acrescentou, destacando que a instituição “está trabalhando fortemente na transição energética, considerada fundamental para o programa de descarbonização da indústria paulista”.

A perspectiva de investidas conjuntas e potenciais alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis estiveram entre os pontos centrais em discussão. “A energia é uma área estratégica porque as principais cargas da indústria estão em São Paulo e o processo de descarbonização certamente passa por uma reestruturação, por uma transformação dessa matriz energética”, frisou Terra.

“No nosso programa de descarbonização estamos mergulhando em cada um dos setores e identificando cases, gaps que podem ser tratados, com rotas tecnológicas que podem ser tratadas para ajudar a indústria de São Paulo a descarbonizar”.

Osvaldo Lahoz Maia e Ricardo Terra, do SENAI-SP, com o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello

RELEVÂNCIA

O diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, apontou a relevância de projetos conjuntos na área, inclusive, no contexto nacional. “São Paulo é o estado com o maior número de empresas no país, então todo e qualquer planejamento para novos projetos no Brasil tem muita influência do ambiente empresarial paulista”, disse ele.

O SENAI-SP, observou Mello, possui atividades firmes na área de energia, o que inclui atuação em frentes como transição energética, eficiência energética e uso de energias mais limpas. “A instituição também criou recentemente um Instituto SENAI de Inovação na área de sistema elétrico de potência, que é uma área muito complementar à área de geração de energia. E o Rio Grande do Norte, sendo referência na área de energias renováveis para o Sistema Indústria, vê que há muito sentido no trabalho em projetos conjuntos entre os dois estados. Então, ao receber o departamento regional de São Paulo, nós buscamos construir soluções para a indústria brasileira que tenham participação dos dois regionais, que tenham a participação e a competência dos dois ISIs”, pontuou ainda.

Reunião realizada nesta terça-feira aprofunda discussões sobre possíveis sinergias e, segundo o diretor do SENAI-RN, “arredonda firmemente e dá concretude a projetos futuros”

A reunião realizada nesta terça-feira aprofunda discussões sobre possíveis sinergias e, segundo o diretor do SENAI-RN, “arredonda firmemente e dá concretude a projetos futuros”. “A rede de Institutos SENAI de Inovação tem a pretensão de trabalhar de forma complementar, buscando otimizar a condição de atendimento à empresa industrial. Nesse contexto, no ambiente de energia, São Paulo é a referência em sistema elétrico de potência e nós somos a referência em energia renovável. Então é absolutamente natural que nos juntemos para melhor atender as demandas industriais na área de energia”, complementou Rodrigo Mello.

O encontro contou com a participação do coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, e do assessor da Diretoria Regional do SENAI-SP e, até agosto do ano passado, gerente de Inovação da instituição, Osvaldo Lahoz Maia.

Terra e Lahoz conheceram, durante a visita, as principais áreas de atuação e linhas de pesquisa do ISI-ER. Também visitaram os laboratórios de energia eólica, solar e sustentabilidade.

“Nós faremos investimentos maciços em tecnologia e inovação nos próximos três anos, sempre olhando para três grandes temáticas: o aumento da produtividade da indústria, a questão da descarbonização e a reindustrialização. Essas três ações juntas vão impactar numa grande transformação da nossa infraestrutura de tecnologia, em novos laboratórios e incremento de pesquisadores no estado de São Paulo”, observou Ricardo Terra.