SENAI-RN e agência alemã GIZ promovem ações em Natal para ampliar presença de mulheres no setor de energia

4/11/2022   15h22

Intenção é elevar participação de mulheres em cursos profissionalizantes e postos de trabalho no setor de energia

O SENAI do Rio Grande do Norte e a agência alemã GIZ promovem, nesta semana, uma série de eventos em Natal para incentivar mais inclusão e oportunidades para meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

A iniciativa faz parte da Ação Coletiva Interligadas, lançada este ano no Brasil e realizada, de forma piloto no país, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.

Uma das metas estabelecidas por meio do projeto é, até o final de 2023, elevar de 7% para 20% o número de mulheres  egressas em cursos de formação profissional técnica – a porta de entrada profissional para o setor – nos SENAIs do país e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

“O objetivo é estimular a participação feminina em cursos profissionalizantes e postos de trabalho na área, em um contexto em que a atividade está a todo vapor, mas com participações desiguais entre os sexos. Os homens ainda predominam e o que vamos buscar é cada vez mais igualdade”, diz Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN.

Atualmente, segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos relacionados às energias renováveis no mundo, setor que tem previsão de gerar até 42 milhões de empregos em escala global até 2050.

O INTERLIGADAS EM NATAL

O Interligadas é uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), em conjunto com o Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência alemã GIZ. Os eventos em Natal relacionados à iniciativa serão realizados durante três dias.

Nesta segunda-feira, dia 7, a largada é dada com o primeiro curso de sensibilização “promover a presença de mulheres na área de energias renováveis”, tendo como público alvo equipes de gestão e educação do CTGAS-ER.

Na terça-feira (08), o Interligadas será oficialmente apresentado ao público em Natal, durante o Fórum de Energias Renováveis que o SENAI-RN, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e o SEBRAE-RN promovem no hotel holiday Inn.

A iniciativa está inserida no painel Diversidade e Inclusão, a partir das 11h, quando  o tema “Como as mulheres estão ingressando e podem ingressar mais no setor de energia” será discutido pela diretora da consultoria MaisArgumento e consultora sênior da GIZ, Fabiana Dias, pela gerente de sustentabilidade da AES Brasil, Andrea Santoro, pela analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Juliana Durão, e pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e uma das fundadoras do projeto Práticas ODS, Paula Serafini. O painel terá mediação de Amora Vieira, do SENAI.

O Fórum de Energias Renováveis ainda recebe inscrições no site: https://forumdeenergias.com.br/.

Amora Vieira, do SENAI: Setor de energia está a todo vapor, mas com participações desiguais entre os sexos: Busca é por cada vez mais igualdade no mercado

MENINAS EM AÇÃO

Já na quinta-feira (10), fechando a programação prevista para a semana, entra em cena o “Meninas em Ação”, com a participação de alunas de escolas públicas de Natal e do IFRN.

A discussão de temas como equidade e presença de homens e mulheres no setor de energia e rodadas de diálogos com mulheres que atuam profissionalmente na área e que compartilharão inspirações para o grupo estão na pauta, mas não só isso.

“As meninas também participarão de dois desafios especiais durante a programação: um desafio tecnológico envolvendo energia solar e outro, de comunicação, em que o melhor post nas redes sociais relatando a experiência conta pontos na competição – e ajuda a espalhar a semente para outras meninas, de que essa é uma possibilidade real para os estudos e a carreira”, acrescenta Amora.

Bolsas de estudos para cursos técnicos do SENAI-RN e certificados estão previstos como premiação.

COP-27

A ação em Natal coincide com a realização da COP-27, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que neste ano será realizada no Egito, entre os dias 06 e 18/11.

Esta é a Conferência ambiental mais importante do mundo.

O Fórum de Energias Renováveis, que terá a pauta da diversidade e o Interligadas na programação, será transmitido dentro da programação remota da COP.

“Neste momento em que o mundo se une nesta Conferência para discutir os esforços globais de combate à crise climática, intensificar a discussão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como energia limpa e acessível, equidade de gênero e educação de qualidade com foco nas energias renováveis – que estão no DNA do Interligadas – é muito oportuno”, diz o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.