SENAI/RN e Cosern capacitam 125 novos profissionais em Natal, Mossoró e Caicó

11/11/2019   16h34

Cinco novas turma do curso de Eletricista de Rede, em Natal, Mossoró e Caicó iniciaram as aulas nesta segunda-feira (11). Serão 125 pessoas capacitadas através da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RN, a Cosern e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

Em Mossoró e Caicó a abertura foi na sexta-feira (08). Em Natal, a abertura oficial do curso aconteceu na última quinta-feira (07) e contou com a presença do diretor-regional do SENAI/RN, Emerson Batista, do diretor-presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, e do diretor do CTGÁS-ER, Rodrigo Diniz de Mello.

“É uma satisfação muito grande”, disse o diretor-regional do SENAI/RN. Foram mais de seis mil inscritos no processo seletivo realizado em setembro.  “Nesta turma tivemos a grata surpresa com a participação de mulheres. O que mostra cada vez mais a capacidade de interação do perfil feminino junto com o perfil masculino e que a profissão está aberta a qualquer ambientação de trabalho”, enfatizou Emerson Batista.

Na turma de Natal, as mulheres representam mais de 10%. Dos 25 estudantes, quatro são mulheres. Formada em Eletrotécnica, Raquel Macedo Euzébio, 22 anos, é uma das alunas. Ex-estagiária da Cosern, ela já sabia da existência do curso e ficou acompanhando a abertura do processo seletivo.

“Estão nos recebendo de braços abertos e estamos sendo muito bem-vindas. Estamos quebrando estes padrões e mostrado que somos capazes de fazer este trabalho que antigamente era só masculino”, concluiu Raquel.

Raquel, Hosana, Lidiana e Maraísa alunas do curso de Eletricista de Rede, turma de Natal.

O diretor-presidente da Cosern destacou a importância da atividade desenvolvida pela empresa no estado e da qualificação profissional para desempenhar as atividades da profissão, que é considerada de risco. “Nós precisamos ter pessoas no nosso time com a melhor formação possível, com o melhor perfil para trabalhar nas nossas atividades e o SENAI é naturalmente a melhor instituição para desenvolver este trabalho”, disse.

Ele falou ainda que a empresa está passando por um processo de internalização de algumas atividades e que isso pode gerar novas vagas nos cursos. “É fundamental que tenhamos para esta atividade pessoas preparadas e disponíveis no mercado”

Devido a alta procura está sendo analisada a possiblidade de abertura de novas turmas ainda este ano para atender os candidatos pré-selecionados.

Nova turma de Eletricista de Redes, no CTGÁS-ER

O curso de Eletricista de Redes tem duração de 440 horas. Em Natal, a quarta turma é formada por 25 alunos, entre eles 4 mulheres, e funcionará no turno noturno. Em Caicó e Mossoró haverá quatro turmas, de 25 alunos cada (com a presença de 03 mulheres em Caicó e 07 em Mossoró), funcionando nos turnos diurno e noturno.

Turma de Eletricista de Redes em Caicó

As aulas teóricas e práticas serão realizadas no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER, em Natal; nas instalações do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Biologna – SENAI Mossoró, em Mossoró; e no Campus do IFRN, em Caicó.

Escola de Eletricistas

O curso faz parte do projeto “Escola de Eletricistas”. Um programa permanente de formação de eletricistas profissionais no estado, que existe há cerca de 10 anos, e conta com a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Depois de formados, os eletricistas de rede passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da Cosern para possíveis oportunidades na concessionária ou no mercado de trabalho.

Por Anna Claudia Costa, Jornalista, UNICOM/FIERN