SENAI-RN e Elecnor Brasil se unem para oferecer cursos gratuitos de capacitação em quatro municípios do RN

12/04/2022   15h53

Lajes é um dos municípios contemplados no programa e terá cursos de comandos elétricos, Excel básico e assistente administrativo  | Crédito da foto: Renata Moura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Elecnor Brasil – empresa do grupo de engenharia, desenvolvimento e construção de projetos de infraestrutura Elecnor, da Espanha – vão dar início a um programa de capacitação profissional com cursos gratuitos no estado e abriram inscrições a partir desta terça-feira (12) em quatro municípios.

O programa tem como foco os municípios de Angicos, Assú, Itajá e Lajes, região alvo de investimentos da companhia no setor de energias renováveis.

Serão oferecidas ao todo 242 vagas para formação de homens e mulheres nas áreas de construção civil, elétrica e administrativa, em cursos presenciais de Pedreiro Polivalente (160 horas), Armador de Ferro (160h), Assistente Administrativo (160h), Comandos Elétricos (80h), Eletricista de ligação e corte (160h), além de Excel básico (30h).

Para participar, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e Ensino Fundamental – com oportunidades do 5º ao 9º ano, dependendo do curso.

Para se inscrever, o/a candidato/a deve apresentar cópias de RG e CPF, comprovantes de residência e de escolaridade.

Segundo a Elecnor, o programa tem como objetivo a qualificação profissional de pessoas na região para atuação no mercado de construção de projetos de infraestrutura de energia.

A expectativa, segundo a empresa, “é promover o desenvolvimento local ampliando a geração de emprego e renda das comunidades do entorno e dispor de mão de obra mais qualificada para Elecnor e para os terceiros”.

As aulas terão início entre abril e junho, dependendo do curso, e serão conduzidas pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e pelo Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo, unidades do SENAI-RN, especializadas, respectivamente, em formação de talentos para os setores de energia e construção civil.

Confira abaixo vagas e locais de inscrição, por município:

Assu
Cursos: Pedreiro polivalente e Armador de ferro
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Local: Secretaria de Educação Endereço: Avenida Senador João Câmara, 195 – Assú/RN

Itajá
Cursos: Eletricista de ligação e Pedreiro polivalente
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Local: Secretaria de Educação Endereço: Praça José de Deus Barbosa, 23 – Centro, Itajá/RN

Angicos
Curso: Excel básico
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Local: Secretaria de Educação Endereço: Rua Tenente Lopes Viegas S/N – Angicos/RN

Lajes
Total de vagas: 110
Cursos: Comandos elétricos, Excel básico e Assistente administrativo
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Local: Secretaria de Assistência Social Endereço: Rua Tabelião José Edson Martins, 73 – Centro, Lajes/RN

SOBRE A ELECNOR
De origem espanhola, a Elecnor é hoje uma das corporações líderes mundiais em engenharia, desenvolvimento e construção de projetos de infraestrutura. Também é líder em desenvolvimento e investimento nos campos de energias renováveis, concessões de infraestrutura energética e ambiental e espaço.
Com mais de 18.000 funcionários no mundo inteiro, 2.200 deles no Brasil, o grupo opera em 55 países nos cinco continentes, com um foco especial na América Latina. E dentro de todos eles, o Brasil é o mais importante em volume de negócios, investimento e número de colaboradores. A história da Elecnor no Brasil começou em 1979 dentro do mercado elétrico e as energias renováveis estão entre suas principais áreas de atuação.

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.