SENAI-RN e ENGIE Brasil selecionam para cursos gratuitos de energia eólica e solar em Lajes; uma turma será exclusiva para mulheres

15/12/2021   15h30

Inscrições tiveram início às 8h desta quarta-feira (15) e seguem até 20h exclusivamente no Centro Paroquial de Lajes

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a ENGIE Brasil, maior empresa privada de energia do país, realizam até as 20h desta quarta-feira (15), em Lajes, seleção para um programa de Capacitação Profissional inédito no estado, que vai oferecer cursos gratuitos presenciais focados no setor de energia, com uma das turmas programadas exclusivamente para mulheres.

 

O “Programa Tecnologia em Geração Eólica e Geração Fotovoltaica” faz parte do projeto #GeraDiversidade da ENGIE, em parceria com o SENAI-RN. “Temos como objetivo global alcançar 50% de mulheres em cargos de gestão na ENGIE. E no entorno das nossas usinas e projetos, estamos trabalhando firmemente na base, com o objetivo de possibilitar a formação de mulheres para atuação em áreas técnicas de Operação e Manutenção (O&M)”, explica Luciana Nabarrete, Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia, ressaltando que “a pauta de diversidade é fundamental para a construção de um futuro mais justo”.

 

“Não tenho dúvidas de que esta iniciativa é só o início de uma jornada ainda mais representativa para as mulheres, para as comunidades onde estamos e para a ENGIE como um todo”, acrescenta a executiva. O programa tem como objetivo capacitar profissionais na região, aumentando a oferta de pessoas qualificadas para participação em futuras oportunidades de emprego da companhia e no setor de energia como um todo, que está aquecido no Rio Grande do Norte.

 

Serão oferecidas 40 vagas, no total, para os cursos de Tecnologia em Geração Eólica e Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, ou seja, tecnologias de produção de energia a partir dos ventos e da radiação solar. As aulas serão realizadas no município de Lajes, entre 10 e 26 de janeiro.

 

Inscrições
As inscrições para concorrer a uma vaga podem ser realizadas até 20h desta quarta-feira (15), exclusivamente no Centro Paroquial de Lajes. Para se candidatar, é preciso ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.

 

Comprovante de residência, histórico escolar, RG e CPF são os documentos necessários. No ato da inscrição, será preciso fazer, no local, um teste de raciocínio lógico.

 

O processo seletivo para os cursos inclui, na primeira fase, análises do teste e das demais informações. O resultado dessa etapa é previsto para 17 de dezembro, com comunicação enviada para os endereços de e-mail e telefones informados na inscrição. Para quem passar, a última fase da seleção será uma entrevista online realizada pela ENGIE.

 

A companhia opera Usina Fotovoltaica Assú V desde 2017, em Assú, para geração de energia solar no estado, e está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho entre Lajes e Pedro Avelino.

Comprovante de residência, histórico escolar, RG e CPF são os documentos necessários para inscrição. No local, também é aplicado um teste de raciocínio lógico

 

Os cursos
As 40 pessoas aprovadas na seleção participarão dos dois cursos oferecidos no Programa, distribuídas em uma turma mista, para homens e mulheres, e em uma exclusivamente para o público feminino.

 

A qualificação será realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades do SENAI no estado voltadas à educação profissional e referência do SENAI no Brasil em formação de talentos para as indústrias de energia e do gás. Rodrigo Mello, diretor do Centro, observa o aspecto inovador da iniciativa.

 

“É que uma das maiores características da indústria de energias renováveis é a inovação e mais uma vez essa indústria, através da ENGIE, sai na frente levando conhecimento para o interior do estado e, num setor caracteristicamente masculino, mostrando às mulheres que também há espaço para elas”, diz ele.

 

A assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, complementa que “ter uma turma exclusiva para mulheres comunica à sociedade o quanto as instituições envolvidas estão comprometidas com a diversidade e a inclusão, e que os cursos do SENAI estão disponíveis para todas as pessoas que desejam galgar novas possibilidades de olho no mercado das energias renováveis”.

 

“Trata-se de um programa de capacitação que corrobora com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com os quais o SENAI/CTGAS-ER estão comprometidos, especialmente, nesse caso, no que diz respeito à igualdade de gênero e à educação de qualidade”, acrescenta a assessora.

 

SOBRE A ENGIE
A ENGIE Brasil é a maior empresa privada de energia do país, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 Gigawatts (GW) em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 97% da capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. A ENGIE é também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios. No Rio Grande do Norte, opera a Usina Fotovoltaica Assú V, com 34 Megawatts (MW) de potência instalada, e está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho, em Lajes e Pedro Avelino, com capacidade total de aproximadamente 800 MW e início da operação previsto para o segundo semestre de 2022.

 

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró. Apenas no RN, os serviços oferecidos alcançam indústrias, instituições e profissionais em busca de qualificação de 152 municípios, ou seja, de 91% do território potiguar.