SENAI-RN e ISI-ER participam de maior evento de energia eólica offshore no Brasil e discutem novos projetos com a Maersk Training

14/06/2022   15h41

Brazil Offshore Wind Summit discutiu cenário e próximos passos da eólica offshore no país. Abertura teve presença da presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Antonio Medeiros, participaram nesta terça-feira (14) do Brazil Offshore Wind Summit, o maior evento sobre energia eólica offshore do Brasil – a energia prevista para parques eólicos no mar.

A programação foi realizada no Rio de Janeiro, onde Mello também discutiu novos projetos do SENAI-RN voltados ao setor no país, desta vez com a Maersk Training, parte da gigante dinamarquesa do setor de logística A.P. Miller – Maersk e a maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo.

“O assunto energia eólica offshore chegou. As empresas estão com os primeiros projetos submetidos a licenciamento no Ibama, o Brasil começou a publicar os marcos regulatórios e está na hora de mergulhar, de nos aprofundar em cada um dos itens fundamentais para que a atividade seja estruturada de forma competitiva e possa deslanchar nos próximos anos”, disse Rodrigo Mello, também diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), referência do SENAI no Brasil em tecnologias e formação profissional para as indústrias de energia e do gás.

A disponibilidade de mão de obra qualificada, logística, cadeias de suprimentos, legislação, tecnologias e cooperações estão entre os temas-chave para a atividade no momento, na visão dele, e foram destacados na programação do Brazil Offshore Wind Summit.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Energia Eólica e novas Tecnologias (ABEEólica) e pelo Global Wind Energy Council (GWEC, Conselho Global de Energia Eólica). Representantes de empresas, do governo e de outras instituições nacionais e estrangeiras participaram.

A presença do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis nesse contexto é registrada em um momento de intensificação de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da instituição voltadas à energia eólica offshore no país.

NOVOS PROJETOS

O Instituto, que completa um ano de inauguração nesta quarta-feira (15), quando também se comemora o Dia Mundial do Vento, está à frente de estudos pioneiros na costa brasileira sobre o potencial de geração desse tipo de energia e tem outros projetos em curso, e em negociação, que envolvem essa nova frente de investimentos.

Rodrigo Mello, diretor do ISI, do CTGAS-ER e do SENAI-RN, e Patrick Modolo, diretor da Maersk Training Brasil, discutiram sobre novas soluções para o offshore

Na segunda-feira (13), também no Rio, o assunto foi pauta de encontro entre o diretor do ISI-ER e o diretor da Maersk Training Brasil, Patrick Modolo. “Nos reunimos em busca de otimizar parcerias existentes e desenvolver novas soluções para o offshore brasileiro no setor de energia”, disse Mello.

A Maersk Training Brasil está instalada desde o início do ano no Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o ISI-ER e o CTGAS-ER. É o primeiro escritório de inovação da companhia no Brasil.

Um protocolo de intenções assinado entre a empresa e o SENAI-RN, em outubro do ano passado, tem como foco projetos e ações de educação profissional e pesquisa, desenvolvimento e inovação, de mútuo interesse, de olho especialmente na indústria eólica.

A parceria abre novas perspectivas para formação e desenvolvimento de profissionais que já atuam no mercado ou buscam vagas de emprego em uma frente em ebulição na área: a implantação, operação e manutenção das torres dos parques eólicos.

Detalhes sobre os projetos discutidos no Rio de Janeiro, entretanto, não foram revelados.