SENAI-RN recebe certificado internacional de qualidade no treinamento para indústria eólica – GWO

27/01/2021   15h48

O SENAI do Rio Grande do Norte recebeu oficialmente o certificado da GWO — Global Wind Organisation (Organização Mundial do Vento) —, que atesta o cumprimento dos mais rigorosos padrões mundiais de qualidade na capacitação e treinamento de profissionais no manuseio de cargas, prevenção e combate a incêndios e no trabalho de resgate em altura para a energia eólica. O SENAI-RN, por intermédio do ISI/CTGAS-ER, é a primeira e única Unidade Operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil com esse certificado para o ambiente de trabalho em altura nas condições especiais desse setor.

 

“Essa certificação é o resultado da constante busca por melhoria de nossa equipe do SENAI-RN, e neste caso do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Energias Renováveis, que tem atuado com muito empenho no sentido de garantir qualidade e eficiência nessas atividades, possibilitando chegarmos a esse nível de qualificação que permite o reconhecimento de uma entidade como a GWO”, afirma o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

 

Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN

 

“Houve um trabalho incessante de todo o time e, agora, recebemos a homologação do nosso modelo de trabalhar, das nossas fichas de controle e do sistema de qualidade, em um processo longo, com auditorias interna e externa concluídas em dezembro, quando houve a recomendação de sermos certificados, e, nesta terça-feira, o certificado foi oficializado”, destacou o diretor executivo do CTGAS-ER, Rodrigo Mello.

 

A Global Wind Organisation – GWO (Organização Mundial do Vento) é uma associação de proprietários e fabricantes de turbinas para apoiar um ambiente de trabalho sem acidentes na indústria eólica com sede na Dinamarca. Em resposta à exigência de Treinamento Básico de Segurança (BST), os membros do GWO desenvolveram um padrão de segurança, que garante que o trabalho de provedor de treinamento certificado seja competente e eficiente, se estiver certificado pela GWO.

 

A primeira versão do padrão Basic Safety Training (BST) é de 2012, em resposta à demanda por um padrão reconhecível na indústria de turbinas eólicas. Isso foi seguido pelo Padrão de Treinamento Técnico Básico (BTT) em 2017. Desde então, a GWO lançou uma série de outras normas de treinamento que alinham os requisitos dos empregadores para os trabalhadores que exercem várias funções na indústria de turbinas eólicas.

 

O GWO é um sistema de avaliação que confere, assim, uma certificação a empresas fornecedoras de treinamentos para colaboradores de empresas eólicas e que o mercado tem como pré-requisito para prestação de serviço com segurança.

 

Uma vez que a segurança é a prioridade número um para as empresas da indústria eólica global e para contribuir para um ambiente de trabalho melhor e mais seguro, a GWO apresentou um padrão reconhecido pela indústria, o que auxilia os empregadores a cumprir essa responsabilidade.

 

O principal objetivo é reduzir os riscos envolvidos nas atividades das empresas eólicas e permitir uma prática de trabalho comum em toda a indústria, que visa reduzir qualquer problema de segurança e saúde para o pessoal que trabalha no local. O objetivo da GWO é se esforçar para um ambiente de trabalho livre de acidentes na indústria de turbinas eólicas, através da cooperação entre os membros, no estabelecimento de padrões comuns em treinamento de segurança e procedimentos de emergência.

 

Agora o SENAI-RN, através do CTGAS-ER é o único provedor de treinamento certificado pela GWO/BST na Rede SENAI e com condições para ofertar o Treinamento presencial e na modalidade à distância.

 

O titular de um certificado GWO, como é o caso do CTGAS-ER, é considerado competente e experiente em segurança na indústria eólica. Os membros da GWO aceitam o detentor deste certificado como possuindo os conhecimentos necessários para impedir uma situação de trabalho insegura. Com isso, gera-se valor agregado para o SENAI CTGAS-ER atraindo público para suas instalações e, portanto, ampliando a relação com as empresas do setor.

 

A certificação obtida pelo SENAI-CTGAS é parte do escopo do projeto Verena, uma parceria com a alemã EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH, voltada à formação de mão de obra qualificada para o mercado de energias renováveis no estado do Rio Grande do Norte. Os consultores desta instituição alemã destacam a importância deste certificado. “Com certeza a certificação GWO é uma conquista muito relevante para o SENAI-RN e as empresas que demandam cada vez mais serviços internacionalmente reconhecidos para esse setor tão relevante para a economia potiguar”, diz Andreas Dohle, consultor de longo prazo do EIC Trier. Também afirma a relevância de projetos de cooperação do Governo Federal da Alemanha, que já viabilizou muitas medidas de apoio ao SENAI RN via entidades alemãs como a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, a SEQUA e o EIC Trier.

 

“A Certificação GWO é uma excelente conquista, que coloca o SENAI/RN no mapa mundial de empresas com padrão internacional. Contribuindo por um ambiente de trabalho livre de acidentes na indústria eólica, para treinamento de segurança e procedimentos de emergência. A equipe do SENAI/RN, durante o processo de preparação, se destacou, mostrando conhecimento, organização e responsabilidade. Temos certeza de que sua atuação nesse segmento eólico, muito irá contribuir para formar profissionais altamente capacitados, na região, tornando seu trabalho cada vez mais seguro e proporcionando mais empregabilidade”, pondera Ana Célia Rolim, diretora da INNI Consultoria Organizacional.

 

“Temos orgulho dos nossos parceiros do SENAI-RN por terem conquistado o certificado GWO. O SENAI-RN é o primeiro SENAI do Brasil a receber este certificado com validade internacional. Graças à excelente preparação e ao trabalho durante o processo de toda a equipe do SENAI-RN, este sucesso foi alcançado. Parabéns”, destaca Matthias Fuchs, da EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH

 

 

Por Aldemar Freire, Unicom/FIERN