SENAI-RN mostra boas práticas para igualdade de gênero no 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de Energia

22/08/2022   10h06

Congresso é realizado presencialmente em São Paulo, com transmissão on-line. SENAI-RN apresenta projeto para maior inserção de mulheres no mercado

Estratégias do SENAI-RN para impulsionar a igualdade entre homens e mulheres, na educação e nas oportunidades de emprego do setor elétrico no Rio Grande do Norte, serão apresentadas,  nesta segunda-feira (22), no 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de Energia, em São Paulo.

A participação do SENAI-RN está programada para a Conferência “Giz: educação como veículo de inserção de mulheres no setor de energia”, a partir das 11h. Ingressos presenciais, no Hotel Renaissance, e on-line estão esgotados.

Durante o evento também será lançada a Ação Coletiva Interligadas, que escolheu o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, como projeto-piloto.

O Interligadas tem como objetivo fortalecer a presença de mulheres em programas de formação técnica e no mercado de trabalho de energias renováveis. O lançamento da Ação é realizado pela Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol) e pelo Projeto Profissionais do Futuro, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Boas práticas

O SENAI-RN terá como palestrante no Congresso Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos, que lidera ações da instituição na área de diversidade. “Nós vamos mostrar quais são as boas práticas do SENAI no Rio Grande do Norte para a maior inserção das mulheres nas profissões tecnológicas, com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, da ONU”, diz Amora, fazendo referência ao ODS que busca igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.

Amora Vieira, assessora do SENAI-RN, é a palestrante da instituição no evento (ela aparece no centro da imagem)

A ideia, segundo a assessora, é apresentar o contexto de como nasceram as ações desenvolvidas até agora na área, no CTGAS-ER. Além de escolhido como piloto para o Interligadas, o Centro teve iniciativas que buscam igualdade de oportunidades para mulheres na educação e no mercado de trabalho premiadas nacionalmente pelo SENAI como “boas práticas em gestão escolar”.

“Nós vamos mostrar onde foi plantada a semente para o SENAI desenvolver esse projeto, como as empresas de energia contribuíram para acelerar essa entrega e para que repensássemos estrategicamente como culturalmente teríamos de nos moldar, para atender à demanda da indústria”, acrescenta.

Novas estratégias para comunicação nas redes sociais e para inserir as mulheres em estágios técnicos e em vagas de emprego no mercado de trabalho estão entre as adotadas. “O nosso olhar mudou no sentido de perceber a necessidade de definir ações específicas para poder elevar a participação delas nos nosso cursos e a ideia é que isso se torne algo contínuo”, frisa a assessora.

No setor de energia e em outras atividades econômicas, os homens predominam nas salas de aula e no emprego, mas iniciativas estão em curso para que as oportunidades sejam vistas e alcançadas de forma igualitária. As ações para fomentar a participação feminina são desenvolvidas em parceria com empresas do setor de energia e com instituições como a Cooperação Técnica Alemã GIZ.

Programação

No evento desta segunda-feira, 100% das palestrantes serão mulheres. O Congresso engloba uma série de conferências que propõem profunda análise dos desafios e perspectivas para o gênero feminino, no ambiente de trabalho corporativo, e, em especial, no segmento de energia.

Desafios no setor de energia, Giz: educação como veículo de inserção de mulheres no setor de energia, Carreiras de sucesso e impacto no segmento, O futuro do setor de energia e Interseccionalidade: um projeto de diversidade e inclusão no setor de energia estão entre as Conferências programadas.

Além do SENAI-RN, da GIZ e da Rede MESOL, participam como palestrantes instituições como Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Ministério de Minas e Energia, Ministério da Educação, Santander, Engie e Associação Brasileira de Biogás (ABiogás).