O SENAI do Rio Grande do Norte realiza, nesta sexta-feira (23), a Jornada Pedagógica de Educação Profissional e Tecnológica 2024, com discussões diversas sobre caminhos para o ensino e projetos relacionados no estado. O evento é promovido, nesta edição, no Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra ( SENAI CETAB), em Santa Cruz, e reúne cerca de 84 participantes de Natal, Mossoró e Santa Cruz, municípios onde estão localizadas as escolas do SENAI-RN.
Além de instrutores/as de educação e tecnologias e equipes pedagógicas, participam da programação o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o diretor de operações da instituição, Klebet Cavalcanti Carvalho, a diretora do CETAB, Maria Luciene Pontes, a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER); do Centro de Educação e Tecnologias Flávio José Cavalcanti de Azevedo (CETFA) e do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta (CTCM), Amora Vieira, e a gerente da Unidade de Educação e Tecnologias, Simone Medeiros de Oliveira.
Formação
“É importante enxergar que a gente não forma pessoas apenas para o emprego, mas sim para o mundo do trabalho, o que por um lado é para que ocupem uma vaga de emprego, mas por outro lado, para que tenham a oportunidade de empreender”, frisou o diretor do SENAI-RN, para a equipe, durante a abertura do encontro.
Ele ressaltou a potência do trabalho desenvolvido para fomentar a empregabilidade e a inovação entre alunos e alunas e usou cinco verbos comumente repetidos no dia a dia das salas de aula para instigar o time em campo: “É preciso participar, reciclar, criticar, sugerir, absorver, revisar”. O diretor pontuou, ainda, que atributos como “ter atitude” são fundamentais para que a missão da educação profissional seja cumprida.
Amora Vieira, diretora das escolas sediadas na capital, destacou o quanto o Rio Grande do Norte tem contribuído para a entrega de projetos de educação para o setor de energia e outras atividades econômicas do estado – e o quanto esse papel tem sido reconhecido pela indústria. “As pessoas enxergam valor no que a gente faz”.
A Jornada Pedagógica inclui a criação de grupos de trabalho por área de ensino para discussões e levantamento de sugestões sobre novos cursos e aperfeiçoamento dos existentes, com incorporação de práticas e de tecnologias diferenciadas.
Em uma das dinâmicas no evento os participantes receberam bolsas concebidas por instrutoras da área de confecção, com as turmas, em Santa Cruz, reutilizando resíduos gerados na produção da indústria boneleira.