O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou o 2º Encontro de Técnicos em Eletromecânica para alunos do Curso Técnico em Eletromecânica. Na ocasião, 68 alunos participaram da palestra “Fundamento da Tecnologia de Rolamentos”, ministrada pelo engenheiro de Curitiba/PR, Márcio Silvestre. Márcio é engenheiro de aplicação da empresa japonesa NTN Rolamentos do Brasil.
O Encontro aconteceu, na quarta-feira (7), no auditório do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), e contou ainda com apresentação de abertura do representante da empresa Nordeste Rolamentos, Felipe Leão.
A supervisora pedagógica do SENAI-RN, Geiza Cristina de Carvalho Revoredo, que faz a coordenação dos cursos de Eletromecânica e de Energias Renováveis, explica porque são necessários os encontros.
“Temos muitas empresas parceiras que prestam serviço na área de energias eólicas, na área de eletromecânica, com consultoria, com cursos, estamos trazendo essas empresas aqui dentro do SENAI, junto aos alunos, que serão possivelmente futuros funcionários. Se os alunos forem para o mercado de trabalho, seja por empreendedorismo ou como empregado, então eles precisam conhecer o que tem lá fora”, explica.
Para a supervisora, as empresas têm muito conteúdo e conhecimento prático para agregar. “Essas empresas têm muitas máquinas de ponta e estamos fazendo esse ciclo de palestras para que eles possam conhecer. Fizemos com energias renováveis semana passada, que foi o primeiro encontro. Nos encontros, os alunos têm o conhecimento e a oportunidade de conhecer as empresas, essa network é muito boa e está sendo um sucesso. Está surgindo não só as palestras, como também as oficinas, o que eles chamam de treinamento”, aponta.
No encontro que contou com o treinamento com o engenheiro da NTN Rolamentos do Brasil, o engenheiro certificado aos participantes. “Ele fez a qualificação profissional com os alunos lá no treinamento e certificou. Então, foi muito bom. Foram cinco horas bem intensas de conhecimento”, disse.
Os encontros do SENAI para os cursos técnicos surgiram da necessidade de aproximar as empresas dos alunos, e os alunos das empresas. “Temos essa visão do SENAI atuando junto a mercado de trabalho e reconhecendo a formação profissional dos alunos, e a necessidade de colocar eles em contato com o mercado”, completa.
No primeiro encontro, sobre energias renováveis, realizado de 29 de julho a 1º de agosto, aconteceram as palestras: (29/07) Operação e Supervisão de Parques Eólicos, por Philippe Moncherry, da empresa Maersk; (30/07) Processos para Reparo de Pá Eólica, por Adriano Pereira, da Al Wind Soluções; (31/07) Oportunidades e Desafios no Mercado de Trabalho de Energia Eólica, por Thiago Silva Almeida, da empresa Maersk; e (01/08) Minha Jornada com os Ventos: Experiências e Lições na Energia Eólica, por Luan Andrade, da empresa Siemens Gamesa.
Texto: Jô Lopes – Fotos: SENAI