SENAI-RN recebe executivos da gigante americana Invenergy, de olho em soluções para avançar no Brasil

2/09/2022   14h18

Executivos da Invenergy nas instalações do CTGAS-ER, do SENAI: Empresa busca soluções para qualificação profissional

 

Executivos da gigante americana Invenergy, a maior empresa global de capital privado de desenvolvimento e operação de projetos de energia sustentável, conheceram na quarta-feira (31), em Natal, os serviços e a infraestrutura disponíveis no SENAI-RN, em busca de soluções para o que chamam de “o grande desafio no mercado”: a oferta de profissionais qualificados/as para dar vazão à expansão do negócio.

 

“Nós temos grandes aspirações de crescer no Brasil e estamos buscando uma organização que nos dê o suporte necessário para treinar a força de trabalho existente e também para aumentar essa força de trabalho”, disse o vice-presidente executivo de Operações da companhia, James Raffarty. “Ainda é cedo para falar sobre números ou metas no país, mas, sem dúvida, nós queremos aumentar a equipe e o desafio, no setor, é encontrar gente qualificada”, acrescentou.

 

A Invenergy e as empresas afiliadas desenvolvem, possuem e operam em larga escala instalações de geração e armazenamento de energia limpa e renovável nas Américas, Europa e Ásia.

 

A operação no Brasil teve início em março deste ano, após aquisição da Alísios, empresa de serviços eólicos baseada no Rio Grande do Norte.

 

Qualificação

Em meio a atividades como inspeção de aerogeradores, comissionamento, operação e manutenção, a empresa quer expandir a atuação no mercado, cujo tamanho e tecnologias disponíveis já despontaram como “extremamente atrativos”, nas palavras do executivo.

 

A intenção, complementa o diretor de Operações Brasil, da Invenergy, Javier Pardiñas, é alcançar esse objetivo com investimentos em qualificação para a equipe já em campo e via contratação de novos técnicos de Operação & Manutenção (O&M).

 

“O propósito, com essa viagem e com as que estão por vir, é tentar compreender de maneira mais profunda onde nós estamos, como podemos expandir nossas operações, como podemos crescer no mercado e, também, entender a cultura de onde estamos operando”, acrescentou o diretor de Operações México da companhia, Miguel Catena, que também participou da visita. O objetivo, resume ele, é identificar in loco as particularidades da região para adaptar as políticas e padrões que nasceram na sede, nos Estados Unidos, à realidade local. Além da operação no Brasil, a companhia possui escritórios de desenvolvimento regional nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Japão, Polônia e Escócia.

 

Esta foi a segunda visita de representantes da empresa ao SENAI-RN, neste ano. Na primeira, realizada em julho, o vice-presidente, Asset Management e Country Manager no Brasil, Rodolpho Scheeffer, acompanhado de Pardiñas e do coordenador da companhia no país, João Manuel Sousa Camilo, já havia antecipado ao diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e ao coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Antonio Medeiros, a necessidade de expansão do número de profissionais de nível técnico no estado para dar vazão aos planos de crescimento da companhia.

 

Na visita desta quarta, os executivos foram recebidos no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN pelo pesquisador líder do laboratório de Energia Eólica do ISI, Luciano Bezerra, pelo assessor especial da diretoria, Benilton Medeiros, pela coordenadora de educação, Rubia Lahm, e pela supervisora pedagógica do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Patricia Mello.

 

Visita ao SENAI incluiu infraestrutura para treinamentos práticos em áreas como segurança no trabalho em altura 

 

Principais linhas de pesquisa, frentes de atuação e programas de qualificação profissional desenvolvidos em parceria com empresas e instituições nacionais e estrangeiras foram apresentadas ao grupo, assim como a infraestrutura disponível para treinamentos práticos em áreas como segurança no trabalho em altura, para parques eólicos – segmento em que o SENAI-RN é referência no Brasil. Detalhes sobre possíveis parcerias entre as instituições continuam em discussão.

 

Veja na galeria outras imagens da visita:

 

 

 

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).

 

Sobre a Invenergy Serviços

Fundada em 2005, e operando desde 2022 no Brasil, a Invenergy Serviços é uma empresa dedicada a operar ativos de geração de energia de clientes em todo o mundo, baseado na mentalidade de sentimento de dono.

 

Com mais de 14.300 megawatts sob sua gestão, a Invenergy Serviços impulsiona o desempenho por meio de operações e manutenção proativas, análise de dados robusta e a experiência e contribuição de especialistas. A empresa emprega mais de 750 funcionários que operam e mantém projetos de energia sustentável e limpa no mundo.

 

Sobre a Invenergy

A Invenergy impulsiona a inovação na energia. A Invenergy e suas empresas afiliadas desenvolvem, possuem e operam em larga escala instalações de geração e armazenamento de energia limpa e renovável nas Américas, Europa e Ásia. A sede da Invenergy está localizada em Chicago e possui escritórios de desenvolvimento regional nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Japão, Polônia e Escócia.

 

A Invenergy e suas empresas afiliadas desenvolveram com sucesso mais de 30.000 Megawatts (MW) de projetos que estão em operação, construção ou contratados, incluindo geração de energia eólica, solar e gás natural e projetos avançados de armazenamento de energia. Saiba mais no site da Invenergy.