SENAI-RN renova cooperação para continuidade do Projeto Verena no CTGÁS-ER

10/12/2018   12h16

 

O Projeto Verena terá continuidade em uma segunda etapa, com o prosseguimento de ações nas áreas de educação profissional e de relacionamento com o mercado. O objetivo é assegurar oferta de pessoal qualificado e manter diálogo com o setor produtivo para a ampliação do uso de energias renováveis e do interesse em eficiência energética no Rio Grande do Norte, com geração de empregos.

 

Coube ao diretor regional do SENAI, Emerson Batista, à diretora executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, ao representante da EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbHIHK Trier, da Renânia Palatinado, na Alemanha, Matthias Fuchs, e ao consultor da EIC, Andreas Dohle assinarem o termo de cooperação para a execução da segunda fase do projeto.

 

Na primeira fase, o Projeto Verena capacitou 52 professores, técnicos e pesquisadores do SENAI/CTGAS-ER, da PETROBRAS e de instituições parceiras, nas áreas de Biogás, Eficiência Energética e Refrigeração Solar.

 

Essa cooperação técnica entre o EIC TRIER, SENAI-DR/RN e CTGAS-ER também implantou um curso de especialização em Eficiência Energética; assegurou que 302 alunos dos cursos técnicos do CTGAS-ER recebessem conhecimentos sobre a geração de Biogás; a doação, pela EIC Trier, de equipamentos e instrumentos para o Laboratório Didático de Segurança no Trabalho do CTGAS-ER; a ampliação da oferta de cursos das Normas Regulamentadoras de Segurança e a implantação da Comissão Temática de Energias Renováveis. O projeto proporcionou também consultoria para elaboração do Planejamento Estratégico da COERE.

 

Houve, por intermédio da cooperação, a doação de equipamentos de Biogás, celebração de Termo de Cooperação entre a EIC TRIER, SENAI/CTGAS-ER e a empresa CAMANOR, propiciando a implantação de uma unidade piloto de BIOGÁS; além de consultorias técnicas e capacitação de colaboradores para análise e revisão de portfólio de serviços e na área de Relações com o Mercado.

 

 

Esses resultados foram apresentados durante workshop, no CTGAS, durante o qual houve apresentação dos resultados do projeto e discutido o plano de ação a ser implementado na segunda fase, entre 2019 e 2021. O evento, com a coordenação dos representantes de Matthias Fuchs, Andreas Dohle e Cândida Aragão e Amora Vieira (assessora técnica e coordenadora do Projeto no CTGAS-ER), contou também com a participação da assessora da Unidade de Educação e Tecnologias (UNIET) do SENAI/RN, Triana Albuquerque; da gerente de Desenvolvimento e Implementação Educacional do SENAC-RN, Miriam Silveira; do representante da COERE/FIERN, de Felipe Miranda; da gerente de Unidade de Desenvolvimento da Indústria no SEBRAE-RN, Lorena Roosevelt; de Paulo Morais, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e do representante do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERN), Darlan Santos.