SENAI-RN ultrapassa marca de 20 mil matrículas e cresce em serviços de tecnologia e inovação para a indústria

9/12/2021   20h06

Resultados do SENAI-RN mostram expansão e foram apresentados na reunião do Conselho Regional da instituição nesta quinta

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) realizou mais de 20 mil matrículas em cursos profissionalizantes e aproximadamente 1,3 mil atendimentos a empresas em busca de soluções nas áreas de tecnologia e inovação, principalmente voltadas à indústria. Os números correspondem ao acumulado entre janeiro e outubro e mostram superação de metas projetadas para o período.

Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (09) pelo diretor regional da instituição, Emerson Batista, em reunião do Conselho Regional na Casa da Indústria. O Conselho é presidido por Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN.

Na área de educação, os dados mostram que as matrículas superaram em 17% o previsto para o período, com maior crescimento nas modalidades de aprendizagem industrial básica e aperfeiçoamento profissional, influenciadas pela retomada dos programas Jovem Aprendiz e Emprega Mais, que oferece aperfeiçoamento gratuito para trabalhadores da indústria.

Batista, diretor do SENAI-RN, destacou participação dos programas Emprega Mais e Jovem Aprendiz nos resultados da educação

Inovação
No campo das soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, pesquisa, desenvolvimento & inovação, além de metrologia – com serviços de ensaios e calibração – os atendimentos ultrapassaram em 10% a meta do período.

Entre janeiro e outubro, são 14 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação contratados ao SENAI-RN por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

O presidente do Conselho do SENAI-RN, Amaro Sales, destacou a relevância do papel do Instituto para a indústria de energia e a sustentabilidade no Brasil, citando o sucesso de ações como a chamada pública que o SENAI lançou em parceria com a CTG Brasil para apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em hidrogênio verde no país. “Nosso edital de R$ 18 milhões atraiu R$ 186 milhões em propostas”, ressaltou o presidente.

Os trabalhos de pesquisa que o ISI desenvolve na área de energia eólica offshore, no mar, também estão entre os destaques do SENAI-RN apresentados durante a reunião. Outro destaque do período foi a retomada presencial do Mundo SENAI, uma grande mostra das atividades disponíveis no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial com palestras, cursos, mostra de projetos e jogos, nesta edição, sediada no município de Santa Cruz.

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.

Apenas no RN, os serviços oferecidos entre janeiro e setembro alcançaram indústrias, instituições e profissionais em busca de qualificação de 152 municípios, ou seja, de 91% do território potiguar. No mercado, empresas de todos os portes são atendidas, em setores como energia, alimentos e bebidas, construção civil, têxtil e de confecção e petróleo e gás.