SENAI sedia, em Natal, Workshop de Inovação em Energias Renováveis – RN e Noruega

9/11/2023   12h27

Evento será promovido pelo governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Consulado Geral da Noruega, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN sedia, nesta sexta-feira (10), o “Workshop de Inovação em Renováveis – RN e Noruega”, promovido pelo governo do Rio Grande do Norte em parceria com o Consulado Geral do país europeu. O evento será realizado para convidados, a partir das 9h30. 

 

A programação reunirá especialistas das universidades norueguesas de Oslo, Bergen e Norce, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico em palestras que trarão panoramas sobre investimentos e projetos de inovação em energia eólica offshore e energia solar, nos dois mercados.

 

O Workshop contará com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, do diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, e da Cônsul Geral da Noruega no Brasil, Mette Tangen.

 

Na ocasião, serão apresentados detalhes da chamada pública conjunta que o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN) e a  Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP, agência pública federal do Brasil vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pretendem lançar ainda este ano.

 

Segundo informações da Finep, o edital tem o objetivo de “fortalecer habilidades e competências em inovação em ambos os países, por meio do apoio a projetos que contemplem atividades de desenvolvimento de tecnologias e dos recursos humanos necessários para a promoção de tecnologias a serem aplicadas nos setores de petróleo e de energias renováveis”. 

 

A agência de Fomento Innovation Norway possui, desde 2022, um memorando de entendimentos com o Consórcio Nordeste para o tema de cooperação em Inovação e Energia.

 

SAIBA MAIS

A Noruega sedia o maior parque eólico offshore flutuante do mundo, cuja produção abastecerá, de forma inédita, campos de petróleo e gás, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. O empreendimento foi inaugurado em agosto deste ano. 

 

Dados da Agência Internacional de Energia (IEA) também apontam o país como o sétimo maior produtor mundial de gás natural e com papel relevante no abastecimento global de petróleo.

 

 

Texto: Renata Moura

Foto: Divulgação SENAI-RN