SENAI sedia mentoria do estilista Alexandre Herchcovitch no projeto Natal Pensando Moda

10/10/2023   13h50

Estilista Alexandre Herchcovitch – foto: Jô Lopes – Sistema FIERN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) sedia, nesta semana, o último encontro de mentorias do projeto ‘Natal Pensando Moda’, lançado no início do segundo semestre deste ano pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo são 15 empresas participantes desta edição do projeto, que recebem a mentoria do estilista Alexandre Herchcovitch.

“O trabalho é feito em fases, alguns encontros eu tenho com as empresas, e estamos agora quase no final. Houve bastante evolução e abertura das marcas em receber essa mentoria, em receber a percepção sobre ideias que tive junto com eles em cima do próprio trabalho deles. Porque o objetivo não é impor nem mudar nada nas marcas, mas contribuir com minha visão de mercado, de como as marcas podem enxergar o mercado de uma maneira mais ampla’, explica Herchcovitch.

Na segunda-feira (9), a mentoria foi realizada no SENAI Lab Moda, no Hub de Informação e Tecnologia (HIT SENAI), e contemplou as marcas MJ Design, Dormire Diluna, Ravena, Human, Equipagio, Urban In Motion, Fils to, Daya, Dali e Caju Maria. Neste dia 10 de outubro, a mentoria acontece no Salão de Eventos do Sebrae e contempla as marcas Areia Dourada, Ysa, RAV e Moulemar.

Alexandre Herchcovitch é considerado um representante legítimo de uma geração de estilistas, que cedo entendeu a evolução do papel de designer para o de empresário, estabelecendo sua marca como a de maior destaque no mercado internacional, com coleções apresentadas no calendário oficial de Moda Brasileira, a São Paulo Fashion Week, e na Semana de Moda de Nova York.

Para a analista técnica do Sebrae Ana Carolina, em todo o projeto é importante a parceria com o SENAI Rio Grande do Norte. “A ideia é que eles criem com a finalidade de desenvolver o processo criativo e  de se posicionar bem no mercado”, enfatiza Carolina, que acompanha a mentoria com a trainee da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Camilla Ruama.

Todas as etapas do projeto contam também com o acompanhamento da supervisora pedagógica do SENAI Moda, Geiza Revorêdo. “Nossa parte é de dar apoio na coordenação e aos alunos, um suporte pedagógico no desenvolvimento desse processo criativo das marcas. Acompanhamos tudo, porque quando colocamos um aluno para estar em um processo como este precisamos dar um suporte à sua participação”, diz Geiza.

Além da coordenação o projeto recebe também apoio de ex-alunos, como Renata Silveira, que participa como assistente da marca Human.

A estilista e instrutora de moda do SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira, explica que os alunos e ex-alunos do curso de Design de Moda participam de todo projeto.

“O ‘Natal Pensando Moda’ já vem com essa proposta de fazer uma mentoria com as marcas locais. E os alunos podem fazer essa ponte entre o Alexandre e as empresas. O projeto já teve três encontros de mentoria, esta é a última. As marcas agora apresentam para Alexandre as peças piloto da coleção que foi desenvolvida”, explica Jéssica.

Há muita criatividade em tudo que é feito. A estilista da marca Urban In Motion, Larissa Alves, diz que tem sido ótimo participar da mentoria. “Para nós tem sido muito bom porque tem aberto muito a mente em relação a algumas coisas que não fazíamos antes na empresa. Como fazer um projeto mais rápido e direcionar para o nosso nicho”, explica.

Adriano Reis, responsável pela parte de bordados da mesma empresa enfatiza a melhoria nos processos. “A mentoria vem abrindo a visão em todos os processos, nos materiais a serem aplicados, novas matérias-primas, tudo para aperfeiçoar o trabalho que a gente exerce”, afirma.

Jéssica Cerejeira conta que algumas marcas da mentoria estão se preparando para expor no Minas Trend. O Minas Trend é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), SESI e SENAI. Acontece entre os dias 24 e 27 deste mês de outubro, em Belo Horizonte/MG. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e a integração entre profissionais do mercado da moda.

Além das mentorias, das participações em eventos, o projeto ‘Natal Pensando Moda’ vai contar com encerramento e desfile, que está previsto para acontecer no dia 9 de novembro no Hotel Wish, em Natal.

Texto: Jô Lopes
Edição: Sara Vasconcelos #SENAI