Série especial com 12 reportagens sobre o Mais RN está disponível no canal YouTube do Sistema FIERN

19/12/2022   13h28

Uma série especial de reportagens com a história e atuação do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), está disponível no canal do YouTube do Sistema FIERN.

As reportagens são conduzidas pela jornalista Heloísa Guimarães, com produção da BAND TV e da Gerência de Comunicação da FIERN, e foram exibidas no programa Boa Tarde RN, na Band Natal, ao longo de doze semanas. Elas trazem detalhes sobre o MAIS RN, desde sua criação ao trabalho conjunto com sindicatos da indústria, governo e universidades, além de sua projeção para o futuro.

A gerente de Comunicação Corporativa da FIERN, Juliska Azevedo, explica que a finalidade da série de reportagens é contemplar as mais diversas frentes de atuação do MAIS RN, contribuindo para uma melhor compreensão sobre como funciona o núcleo e reunindo informações importantes para o meio empresarial e para o poder público. Com o material produzido, é possível ter acesso a um roteiro explicativo e um registro histórico da atuação do núcleo estratégico da FIERN.

“Ao consultar a série de reportagens, se tem acesso a informações sobre a criação do MAIS RN, a sua evolução para um núcleo que reúne estudos, dados, Bussiness Inteligence, cooperação com entes públicos e universidades, prestação de serviço à indústria e sindicatos”, explica a gerente de comunicação. “Além disso, cada reportagem é simples, direta e de fácil compreensão – e cada episódio tem uma dinâmica própria, fazendo uso da linguagem jornalística para contar a história do MAIS RN até a atualidade”, afirma Juliska. “Trata-se de um material informativo e de um importante registro histórico”, ressalta.

Para o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, o núcleo é absolutamente inovador na forma de fazer e nos seus propósitos. “O MAIS RN não é um projeto, não é um programa, não é um plano, ele é uma unidade de pensamento estratégico. Para isso, captura informações da realidade socioeconômica, ambiental, política do estado, processar essas informações e devolvê-las em ponto de uso”, explica.

Reportagens podem contribuir para tomadas de decisões empresariais

O coordenador do Mais RN destaca que a série de reportagens traz informações importantes para o mundo empresarial. Ele diz que a boa decisão depende da quantidade e qualidade de informações disponíveis para quem vai decidir, e decidir no mundo de hoje, na velocidade que as coisas estão acontecendo, é cada vez mais complexo.

“E complexidade não é apenas dificuldade, complexidade é quando você considera tudo o que você olha ao seu redor no processo econômico, no processo, no processo político, nos cuidados com relação às mudanças climáticas, com relação à justa remuneração do trabalhador, à oportunidade de crescimento de carreira do trabalhador, o processo educacional, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras”, afirma.

Nas palavras de Marinho, “tudo isso, junto, misturado, se torna uma questão complexa. O Mais RN contribui com isso, e a série de reportagens é fundamental para esclarecer cada vez mais quais são os propósitos do programa, onde ele já está atuando, e o potencial que ele tem de atuar em novos domínios, em novos campos”, conclui.

No link https://www.youtube.com/@SistemaFIERN é possível ter acesso a série de programas sobre os seguintes temas:
Cooperação do MAIS RN com os entes públicos e setor produtivo;
A atuação do Mais RN no setor energético do Rio Grande do Norte e os potenciais envolvidos;
A parceria entre o Mais RN e as universidades em prol do desenvolvimento do RN;
A atuação do Mais RN junto a economia do Mar;
FIERN, MAIS RN e a criação do Cluster Naval;
A contribuição do MAIS RN para o setor de petróleo e Gás;
A contribuição do Mais RN para o setor de energias renováveis;
Serviços desenvolvidos pelo Mais RN e a Agenda do CREA;
A atuação do MAIS RN durante a pandemia;
O MAIS RN e o projeto Caminhos do RN com os candidatos a governador e senador;
O MAIS RN de olho no futuro e o Observatório da Indústria.