Serviços de Metrologia do SENAI-RN crescem acima de 20% puxados pela indústria do gás

7/11/2022   18h23

Foto: Frank Düesberg

Os serviços do SENAI do Rio Grande do Norte que oferecem Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) registraram crescimento de 22,63% este ano e uma das áreas responsáveis pelo desempenho tem sido a de ensaios e calibrações.

Dos 1.490 atendimentos realizados pela instituição entre janeiro e setembro deste ano, 875 – ou 58,72% – são computados nesta área. O número corresponde a uma expansão de 25% em comparação a igual período do ano passado, quando o total de atendimentos ficou em 700.

O avanço foi calculado a partir de dados apresentados na reunião do Conselho Regional do SENAI-RN, na semana passada. Em meio às mais de 400 empresas que buscaram soluções tecnológicas e inovações este ano, quase metade tiveram como objetivo calibrações de equipamentos e ensaios na área industrial.

Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN, afirma que “o grande crescimento do mercado de gás” tem estimulado a demanda e que a legislação no estado também conta.   “O Rio Grande do Norte tem uma das melhores legislações estaduais do setor, o que atraiu novas empresas e resultou no melhor valor da molécula do gás do país. Nesse contexto, o SENAI-RN pôde aumentar significativamente seus serviços metrológicos, beneficiando o crescimento econômico das indústrias do estado”, disse.

A expansão no número de atendimentos deixou as atividades nos laboratórios a todo vapor. “Isso comprova a maior demanda da indústria, apontando para mais competitividade e capilaridade do mercado, com mais empresas comprando gás, um importante indicador de prosperidade”, diz Rodrigo Mello.

SERVIÇOS

Os serviços de metrologia do SENAI-RN são realizados por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta, sediados em Natal, e do Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró. Os clientes são do Brasil inteiro.

Katya Canella, coordenadora da área de Soluções em Tecnologia e Inovação do CTGAS-ER, explica que “a vida moderna não pode ser pensada sem metrologia”. “Ela está em praticamente todos os aspectos de nossas vidas cotidianas, do oxigênio entregue ao paciente no hospital ao leite semidesnatado na medida correta de gordura”, diz.

No setor industrial, o serviço é demandado por áreas como Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Energias Renováveis, Têxtil e Vestuário e, principalmente, Petróleo e Gás.

Aplicada na garantia da qualidade de produtos e processos, a metrologia permite estabelecer padrões para ações em segurança e para conservação do meio ambiente. Ela engloba uma ampla variedade de medições, determina características de produtos, processos ou serviços, compara materiais com valores de referência, com certificado, rastreabilidade e confiança e elabora ensaios de proficiência, seguindo um conjunto de procedimentos técnicos de calibração.

Foto: Frank Düesberg

“Do campo de extração de gás Azulão, no Amazonas, ao Rio Grande do Sul, os medidores calibrados por nós aumentam a certeza de entrega de produtos no padrão de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”, explica Rodrigo Mello.

A metrologia, define ele, “é um serviço que diminui a incerteza da medição, aumentando a segurança do processo”. “E ao diminuir a incerteza, você garante condições de comercialização, condições de funcionamento, garante segurança para a indústria e a população”.

A importância destes serviços pode ser exemplificada acompanhando o caminho do gás, do poço de produção até a entrega do produto para o consumidor final.   No momento que o gás é extraído da terra, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) exige que suas características sejam analisadas. Em seguida, o gás é beneficiado com parâmetros definidos, transportado e distribuído, onde a cada passo o produto precisa ser examinado e controlado, para garantir que o consumidor final o receba dentro das especificações padronizadas.

Algo parecido acontece na indústria dos alimentos. Com o consumidor cada vez mais exigente, uma variedade cada vez maior de produtos industrializados e uma legislação exigindo segurança alimentar, a metrologia está inserida em nossas vidas para garantir produtos e serviços de qualidade.

DESTAQUE

O SENAI-RN apareceu este ano em posição de destaque na oferta de serviços à indústria brasileira nessa área, de acordo com relatório publicado pelo Departamento Nacional do SENAI em julho.

O levantamento considerou o desempenho de serviços de calibração e ensaios, analisando indicadores como sustentabilidade financeira, ticket médio e disponibilidade de serviços acreditados.

A análise envolveu a rede SENAI em todos os estados do Brasil e mostra o SENAI-RN atrás somente do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais no escopo de calibrações acreditadas, além de posicionar a instituição entre os estados com maior ticket médio, sustentabilidade e receita fruto desses serviços.

O resultado, segundo Rodrigo Mello, “reflete uma clara recuperação do setor de óleo e gás, que tem mantido a demanda por esses serviços em curva de expansão, e que a indústria de diversos estados do Brasil tem enxergado a equipe e os laboratórios do Rio Grande do Norte como fontes de soluções com competência técnica e atenção à qualidade dos procedimentos necessários para atender às necessidades do mercado”.

Rafael Ichihara, que atua no Laboratório de Medição de Vazão de Gás, do CTGAS-ER, exemplifica que o Laboratório do Centro é o único do Nordeste para calibração de totalizadores de volume de gás, que controlam o fluxo de vapor e gás com cálculo de compensação de temperatura e pressão.