SESI Escola adere à programa na Real para alertar sobre o consumo de álcool na adolescência

25/05/2023   11h23

 

O SESI Escola aderiu ao programa Na Real, destinado a adolescentes e jovens, que busca dialogar acerca dos problemas associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, além de despertar reflexões, de forma lúdica e responsável, sobre escolhas que terão impacto durante toda a vida.

 

Para promover a conscientização entre os alunos, a SESI Escola promoveu uma palestra conduzida pela interlocutora do programa Shirlenne dos Santos, em parceria com o setor de psicologia do SESI.

 

O encontro foi destinado às turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental II e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, com o objetivo de conscientizar quanto ao consumo de álcool. Foram realizadas também dinâmicas e nas discussões sobre os temas abordados, houve envolvimento dos alunos e suas preocupações com as consequências do uso abusivo do álcool.

 

É sabido que o álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. Além disso, o uso na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco, além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violências e entre outros comportamentos que geram vulnerabilidade nos adolescentes.

 

Além disso, está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. “O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos”, concluiu a palestrante.