SESI Escola Mossoró é unidade piloto do Programa SESI de Gestão Escolar

24/11/2022   12h45

 

A SESI Escola Mossoró participa este ano, como unidade piloto, do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE). O Programa começou a ser realizado desde o mês de fevereiro deste ano, e envolve toda a equipe diretiva da SESI Escola Mossoró, administração, secretaria, supervisão e financeiro em um total de oito funcionários. No dia 23 desse mês, a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina e Jordana Lorena, responsável técnica da unidade Mossoró, participaram, em Brasília, de evento do PSGE e receberam a certificação do programa.

 

O PSGE é um modelo adotado pelo Departamento Nacional que pode se tornar referência para outras redes de ensino em todo Brasil. A iniciativa nasceu em 2013, após uma visita da instituição ao Chile, onde um programa de gestão escolar nesses moldes foi implementado pela renomada Fundação Chile.

 

Karenine Medina explica que, além de o PSGE ter Mossoró como unidade piloto no RN, a formação continuada do Programa SESI de Gestão Escolar busca melhorar a qualidade gerencial das instituições de ensino por meio de práticas inovadoras, que contribuam para a sustentabilidade e crescimento dos índices de aprendizagem.

 

“O programa busca uma educação mais efetiva, uma educação com equidade, focada e centrada no aluno. Além de, auxiliar a Gestão Escolar nesse processo, nessas mudanças educacionais que estão ocorrendo e para nos adaptarmos bem ao novo formato de ensino e às novas propostas da educação”.

 

Certificação
A partir da certificação, a gerente de Educação do SESI-RN e responsável técnica da unidade Mossoró passam a ser multiplicadoras do PSGE, que compreende um conjunto de ações estruturadas com o objetivo de fortalecer a atuação dos Gestores Escolares para a tomada de decisões estratégicas, com vistas à melhoria contínua da Gestão Escolar e a ampliação da capacidade de gerenciamento de mudanças, com foco em resultados de aprendizagem.

 

No âmbito da rede SESI de educação, o PSGE se trata de um método que proporciona análises e tomadas de decisões estratégicas que envolvem todas as dimensões da organização escolar. O programa é uma metodologia de gestão, que atende as especificidades, características e necessidades da rede SESI de Educação.