SESI Escola Mossoró realiza ação ‘Alunos Destaques do bimestre’

23/05/2023   15h14

 

O setor de Psicologia da SESI Escola Mossoró realizou uma ação com a distribuição de ‘Cartas Elogios’ por toda a unidade escolar, no último dia 18. As cartas são sobre alunos que obtiveram maior destaque no 1º bimestre letivo. A ideia da ação é que o aluno mais votado receba a carta como símbolo de incentivo e reconhecimento por seus avanços. Uma forma da instituição incentivar o reconhecimento.

 

Para a psicóloga da SESI Escola Mossoró, Thayane Andrade, o reconhecimento é um feito de extrema importância dentro da escola.

“No que condiz ao processo de ensino aprendizagem, o feedback além de se tornar significativo, agora faz jus ao incentivo aos outros alunos da escola. Materializar esse elogio em forma de carta e divulgar nas salas de aulas, firmou um sentimento de alegria, surpresa e claramente motivou a outros a buscarem este lugar nos bimestres que estão por vir, sem dúvidas. Sem falar do quanto eles vibraram e aplaudiram àqueles que foram nomeados. Instigando o trabalho em grupo, e a motivação entre os mesmos”, afirma.

 

Ela explica que a indicação acontece através de um formulário onde os professores indicam os alunos que obtiveram um maior desempenho escolar até então, no qual os critérios a serem avaliados englobam desde o rendimento do aluno, seu comportamento em sala, seu esforço e empenho nas atividades ministradas em sala, assim como a superação diária enquanto estudante.

 

Para a instituição, explica ela, o significado ou o método que se escolhe para designar uma mensagem a alguém, muda de maneira sutil e transmite o cuidado e o acolhimento presente nela.
“A pragmática no ambiente escolar é justamente atravessar esse cenário repleto de complexidades e desafios e, transformá-los num ambiente de ensino aliado a boas práticas de valores, procurando incitar através de um discurso positivo e motivador, o poder da orientação no que condiz aos elogios, instruções, questionamentos com muita ética e cordialidade”, diz a psicóloga.