SESI Escola realiza palestra sobre Autismo em Natal, Macau e Mossoró

3/05/2023   10h24

 

A SESI Escola Rio Grande do Norte realizou palestra em alusão ao Dia do Autismo, anualmente comemorado em 2 de abril. A atividade intitulada ‘Dia mundial da conscientização do Autismo’ tem como objetivo promover a temática, instruindo a prevenção quanto aos diagnósticos precoces e ao desenvolvimento das pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), além da conscientização quanto ao respeito a essa neurodiversidade na qual o autismo está incluído.

 

A palestra foi ministrada pela psicóloga, neuropsicológa e analista do comportamento Lyberia Mayara Oliveira de Freitas, em Natal. Nas Unidades de Macau e Mossoró, a psicóloga Thayane Andrade discutiu sobre o tema com os alunos e distribuiu fitas personalizadas do autismo pela instituição, e em alusão à campanha distribuiu pequenas lembranças com o símbolo do tema deste ano, que faz referência ao cubo mágico, aos alunos com TEA.

 

Para a psicóloga, o autismo é uma imensidão e faz parte de um espectro com diversos parâmetros e singularidades. “Transmitir e psicoeducar nossos alunos é parte processual do respeito e da conscientização de todos. Por isso é importante versar acerca da nossa atenção frente ao transtorno e o cuidado com a nossa atual conjuntura enquanto instituição de ensino, levando em consideração o nosso quantitativo de laudos, assim como também o acolhimento das famílias e amigos que também se fazem presentes na nossa instituição”, explica Thayane Andrade.

 

A campanha do autismo deste ano traz como tema ‘’Mais informação, menos preconceito’’ difundindo informações necessárias sobre o TEA. Pensando nisto, o setor de Psicologia da SESI Escola abordou diferentes temáticas para transmitir conhecimento sobre o assunto, e incentivar a conscientização, abraçando esta causa nobre.

 

Na unidade de São Gonçalo do Amarante foi abordado sobre a conceituação do Autismo, níveis de suporte, possíveis causas e estudos atuais, bem como a importância do respeito e inclusão.

 

Nas Unidades de Macau e Mossoró a psicóloga Thayane Andrade discutiu sobre o tema com os nossos alunos e distribuiu fitas personalizadas do autismo pela instituição, e em alusão à campanha distribuiu pequenas lembranças com o símbolo do tema deste ano, que fazia referência ao cubo mágico aos nossos alunos com TEA.