SESI Escola do Rio Grande do Norte tem avaliação interdisciplinar com metodologias avançadas

9/03/2023   11h35

 

A SESI Escola do Rio Grande do Norte aplicou atividades e testes com os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio para diagnósticos de como iniciaram o ano letivo. Um dos objetivos é fazer diagnósticos para verificar a necessidade de intervenção dirigida para nivelar ou intensificar aprendizagens, de acordo com processos de avaliação escolar.

 

Supervisora pedagógica do SESI-RN, Jordana Lorena Nogueira de Souza, explica que a implementação do Novo Ensino Médio trouxe diversas perspectivas e desafios, sendo necessário o acompanhamento dos alunos que ingressam na instituição para diagnosticar as necessidades singulares de cada realidade e contribuindo para o desenvolvimento de uma formação mais adequada às demandas da sociedade contemporânea.

 

Por isso, houve a aplicação de dois testes de sondagens nas turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio. “Uma intervenção utilizando a metodologia ativa da ‘gameficação’ através da plataforma ‘Socrative’ nas aulas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHSA — e um teste vocacional desenvolvido no componente curricular de Mundo do Trabalho. O Socrative é um aplicativo que auxilia o professor em aula, possibilitando o engajamento, estimulando a participação dos alunos, bem como uma avaliação dinâmica com análise das respostas de forma instantânea”, informa.

 

Ela acrescenta que o teste vocacional tem como objetivo central verificar as nuances, oscilações e mudanças no que “concerne desejos, sonhos, habilidades, competências que são adquiridas na vivência e ao longo processo evolutivo estudantil na Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio”.

 

Com essas avaliações, a SESI Escola, no Rio Grande do Norte, implementa “a cultura e metodologia STEAM para seus alunos, com um modelo de ensino interdisciplinar que integra conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento para incentivar a resolução de problemas e a criatividade. “A abordagem STEAM se baseia na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos são desafiados a explorar e experimentar diferentes assuntos por meio de projetos práticos que promovam o trabalho em equipe e a colaboração”.