SESI Escola RN conquista 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas

11/12/2023   15h19

 

A SESI Escola Rio Grande do Norte conquista 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas (OBCH). Desse total, 4 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata, 19 medalhas de bronze e 41 medalhas de cristal. Entre os alunos vencedores da OBCH foram 23 da SESI Escola Mossoró (3 medalhas de ouro, 14 pratas, 3 bronze e 3 cristal); e 61 da SESI Escola São Gonçalo do Amarante (1 medalha de ouro, 6 prata, 16 bronze e 38 cristal). As provas da Olimpíada foram realizadas no período de 9 a 13 de outubro deste ano.

 

A gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que a Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas é uma competição reconhecida por promover o conhecimento e estimular o interesse dos alunos pelas Ciências Humanas, atraiu estudantes dedicados de todo o país. “As SESI Escolas Mossoró e São Gonçalo do Amarante demonstraram excelência acadêmica e comprometimento, resultando em um impressionante número de medalhistas”, comemora Karenine.

 

A OBCH é idealizada por discentes e docentes do IFSP Campus Guarulhos e tem como objetivo envolver disciplinas já consagradas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, para despertar o interesse por estes campos e estimular a pesquisa a partir da criação de um ambiente propício para o crescimento intelectual, emocional e de cidadania dos participantes; e tem finalidade de contribuir com o avanço da educação nacional.

 

A medalhista Amanda Ellen, estudante da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, mostrou profunda alegria por ter conseguido o Ouro. “Faço das palavras de Santo Agostinho as minhas ‘Eis a grande ciência do cristão: conhecer que nada é e nada pode! O reconhecimento da própria ignorância é a primeira prova da inteligência’”, diz a aluna.

 

Já o aluno Joel Gomes Melo destacou a importância da Olímpiada. “A olimpíada representa um grande papel na difusão de conhecimentos relacionados às matérias de ciências humanas. Representa uma oportunidade de promover reflexões sociais, políticas e econômicas em seus participantes, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, destaca Joel.

 

De acordo com a supervisora pedagógica da SESI Escola Mossoró, Jordana Lorena Nogueira de Souza, os alunos medalhistas destacaram-se não apenas por seu desempenho excepcional nas provas, mas também por seu compromisso com a busca do conhecimento nas áreas de conhecimento exploradas na competição educacional. “A SESI Escola Mossoró orgulha-se de incentivar o desenvolvimento integral de seus alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e para a vida”, disse Jordana, que também ressaltou a valiosa contribuição dos professores Samuel Uitley, Mário Glauco, Harly Paulo e Aryon Charlon para o sucesso desses alunos.

 

Na SESI Escola SGA, os alunos tiveram a orientação dos professores da área de Humanas Bruna de Brito, Diego Cavalcante, José Rodrigues, Paulo César Palhares, Wendell de Souza e Zânia Lobo.

 

A professora Zânia conta que ao longo das semanas que antecederam a prova, os alunos foram orientados pelos professores a se prepararem, visto que, “a OBCH é mais do que uma competição acadêmica; é um instrumento valioso para formar cidadãos críticos, engajados e bem-informados, dado que esse instrumento supera uma avaliação convencional, ao estimular os estudantes a pensarem criticamente, a conectarem conceitos e a aplicarem o conhecimento adquirido”, destaca ela.

 

Nas duas unidades da SESI Escola RN a prova ocorreu de forma on-line, individual, sem consulta. Os alunos tiveram à sua disposição, durante a semana, o laboratório de informática da escola para contribuir com o estudo e bom desenvolvimento das provas. Os professores da área ficaram à frente das aplicações como fiscais de sala. “Esta olimpíada se estruturou em 21 questões que perpassaram por conteúdos previstos na grade curricular do ensino de Humanas, trazendo para os alunos debates sobre conceitos, fatos, movimentos e autores que marcam as disciplinas”, completa Zânia.

 

Confira quem são os alunos medalhista por classificação da SESI Escola RN:

 

Medalhistas SESI Escola Mossoró:
OURO: Eduarda Azevedo, João Gabriel Silva e Maria Clara Palhano.
PRATA: Ana Dantas, Ana Azevedo, Ana Kadydja, Anny Brito, Daniela Souza, Davi Costa, Éria Oliveira, Henrique Câmara, Maria Régis Chavarria, Mariana Gama, Mariane Evelyn, Marília Meira, Pedro Martins Gomes e Sarah Barbosa.
BRONZE: Samilly França, Maria Victoria Rosendo e Talytha Beatriz.
CRISTAL: Letícia Mendes, Marcos Eduardo Ambrósio e Maria Clara Linhares.

 

Medalhistas SESI Escola São Gonçalo do Amarante:
OURO: Amanda Ellen Lima.
PRATA: Emilly Karoline, Gabriel Matheus, Geyse Rocha Baraúna Cavalcante, Giovana Borges, Natalia Fernandes e Sophia Beneaura Freitas.
BRONZE: Ana Beatriz De Oliveira, Ana Karolina Santos, Andrielly Costa, Cleziane Morais, Emanuel Trajano, Geovana Torres, Julya Hevellyn Lucena Freire, Laura Nobre, Leticia Medeiros, Leticia Sales, Leticia Vitorino, Lorena Oliveira, Lourdes Dias, Paulo Almeida, Pedro Henrique Cipriano e Sarah Cardoso
CRISTAL: Amanda Lima, Erica Sabrina Figueiredo, Igor Coelho, Pedro Victor Almeida, Kawa Cunha, Lohanne Alves, Renan Felix da Silva, Eduarda Barbosa, Isabelle Azevêdo, Jacy Oliveira, Ricardo Batista, Vitória Gabrielle, Gabriel Borges, Jaciva Garcia, Renan Victor Medeiros do Nascimento, David Xavier, Gustavo Silva, David Silva, Guilherme Kauã, Jhonnatha Costa Dantas, Oseias Duarte, João Gurgel, Luiz Calixto, Ana Flávia Nunes Cavalcanti, Eduardo Alves, Hiclefy Silva, Ian Lima, Raphael Cauã, Arthur Henrique Mendonça, Christian D’luca Domingos de Sena, Emily Costa, Lilian Bezerra, Rhelryson Arruda, Yhana Fernandes, Joel Melo, Guilherme Lima, Nicolly Romeiro e Yasmim Freitas.

 

Texto: Jô Lopes, com informações da SESI Escola
Edição: Sara Vasconcelo
Imagem: divulgação OBCH e SESI Escola- #SESI #educação