SESI Escola RN é destaque em redação na Plataforma Letrus

19/12/2022   12h38

 

 

A SESI Escola no Rio Grande do Norte, a partir de iniciativa do Departamento Nacional do SESI, aderiu, no ano de 2022, à plataforma Letrus, uma ferramenta educacional que faz uso da inteligência artificial para corrigir redações de diversos gêneros textuais, inclusive o dissertativo-argumentativo solicitado pelo ENEM. E se destacou no ranqueamento feito pela plataforma.

 

Os destaques da SESI Escola RN foram o 1º em Engajamento grade ENEM (9EF a 3EM); 1º em Engajamento grade única (6EF a 8EF); 1º em engajamento no geral (6EF a 3EM); 1º em nota grade ENEM (9EF a 3EM); e 3º em nota grade única (6EF a 8EF). O ranking da Letrus levou em consideração 22 unidades da Rede SESI em âmbito nacional.

 

Esta ferramenta além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de uma escrita cada vez mais acadêmica e formal, possibilitou aos professores a exploração de diversos temas”, diz a gerente de executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina.

 

O professor de Oficina de Redação, Laerty Pedro, explica que a Letrus é uma plataforma de correção de gêneros textuais a partir de inteligência artificial, o que permite ao professor e ao aluno a exploração de diversos temas de redação.

 

“Além de otimizar o tempo que seria investido em correções de redação, a plataforma apresenta aos alunos seus resultados detalhados a partir das cinco competências do ENEM, subsidia com material de apoio voltado aos temas específicos e verifica legitimidade das redações, já que a Letrus consegue identificar plágio de internet e plágio entre alunos que utilizam a ferramenta”, diz.

 

 

 

 

Na rede SESI Escola do RN, as unidades que implementaram a ferramenta foram a SESI Escola Natal e Mossoró, com turmas de 1ª à 3ª série do ensino médio, e a SESI Escola São Gonçalo, atendendo aos alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Ao longo do ano, os professores de língua portuguesa Bento Lécio Alves Gama, Laerty Pedro, Kêmilla Samara Bicharra e Raniere Ricardo Fernandes de Andrade trabalharam em suas turmas sete temas de redação.

 

Karenine Medina detalhou que, para um trabalho efetivo, os docentes, antes da solicitação das produções textuais, faziam debates em sala de aula, discutiam repertórios socioculturais, orientavam durante o processo de primeira escrita e auxiliavam as reescritas a fim de garantir a evolução de suas turmas. “Consequentemente, essas escolhas levaram a SESI Escola RN a ser destaque em cinco categorias, das quais ocupou o primeiro lugar em quatro”, comemora.

 

Em reunião de resultados da Letrus, a assessora pedagógica da SESI Escola, Rafaela Campos informou que desde o primeiro semestre a SESI Escola RN apresentou excelentes resultados.

 

Rafaela parabenizou o interlocutor do SESI RN na plataforma, professor Laerty Pedro, e todo corpo docente pelas estratégias que foram utilizadas nas unidades que alcançaram o resultado. “Esses resultados tornam as escolas SESI do RN referência quanto ao engajamento e à qualidade de escrita”, conclui a assessora pedagógica.