SESI Escola RN faz ação para evitar consumo precoce de álcool por adolescentes

2/05/2023   10h41

 

A SESI Escola RN promoveu nas unidades de Mossoró e Macau uma ação desenvolvida pelo Programa Na Real para abordar o tema do consumo precoce de álcool por jovens. Para a gerente executiva de Educação Ana Karenine da Luz Medina, a ação, realizada na primeira semana de abril, é de suma importância para conscientização dos alunos sobre os efeitos do consumo de álcool.

 

“O ‘Na Real’ cumpre todos os parâmetros curriculares do Novo Ensino Médio e provoca reflexões sobre as possíveis consequências de escolhas e decisões. É importante demais estimular essa reflexão nos adolescentes para que suas escolhas sejam positivas e transformadoras”, diz Karenine.

 

Uma publicação recente da Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) mostrou que quase 3% da população acima de 15 anos já pode ser considerada alcoólatra. A pesquisa indica que o uso do álcool durante a adolescência pode interferir no desenvolvimento normal do cérebro do jovem e aumentar o risco no desenvolvimento do Transtorno por Uso de Álcool (AUD).

 

Atualmente, esse programa internacional está presente em mais de 35 países e em 10 localidades do Brasil no intuito de levar a informação sobre o consumo precoce de álcool por adolescentes, de maneira sensível, leve e diferenciada.

 

“Nosso manifesto expressa nossas crenças sobre como lidamos com o combate ao consumo de álcool por adolescentes e como buscamos empoderar os jovens a fazerem escolhas responsáveis” informa o folder explicativo do Programa ‘Na Real’.

 

No programa, os materiais são disponibilizados em plataforma on-line, com conteúdos interativos que podem ser usados pelos professores. De acordo com a SESI Escola, o conteúdo de peça de teatro e da plataforma online também pode ser utilizados de forma transversal nas outras disciplinas para complementar a formação do aluno.