SESI Escola RN participa, de 15 a 18 de março, da maior competição de robótica educacional do Brasil

14/03/2023   15h22

Equipes da SESI Escola RN embarcam para o Festival Nacional SESI de Robótica que acontece, de 15 a 18, em Brasília

A partir desta quarta-feira (15), 35 alunos da SESI Escola RN participam da maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival SESI de Robótica, que acontece até o próximo sábado (18), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Os estudantes da comitiva do SESI-RN, que embarcaram nesta terça para o Distrito Federal, estão divididos em seis equipes: a Jovens Punarés, Batlego e Guaranis, que disputam na categoria FLL; Equipe Teccactus, na (FTC); a Carcaralux, na F1 in schools; e, por fim, a equipe Potibot, na categoria FRC.

Ao todo, mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos no evento. São estudantes com idades entre 9 e 19 anos que precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o torneio reúne quatro competições: a FIRST LEGO League Challenge (FLL), a FIRST TECH Challenge (FTC), a FIRST Robotics Competition (FRC) – organizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – e o F1 in Schools.

Preparação e expectativas

O coordenador do Torneio SESI de Robótica no Rio Grande do Norte e gerente da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, conta que, nas últimas semanas, a preparação dos estudantes foi intensificada com os treinamentos para o nacional, inclusive nos finais de semana.

A nossa expetativa é trazer os melhores resultados para o Rio Grande do Norte. Os alunos se preparam bastante, sabemos que vai ser uma disputa bastante acirrada. É a primeira vez que contamos com a participação de equipes internacionais, na modalidade de FRC. Serão 100 equipes de FLL e 50 equipes de cada uma das demais categorias, vai ser uma disputa muito árdua”, observa. “Mas vamos para fazer o nosso melhor”, acrescenta.

Para o SESI RN, por meio de suas SESI Escolas, afirma Vieira, participar de um evento nacional desse porte traduz todo o impacto do que foi desenvolvido nas escolas ao longo do último ano.

“É uma consolidação das atividades desempenhadas, de todo trabalho realizado pelas equipes, que conquistaram o direito de ir para o Torneio Nacional depois de competir no regional. É a celebração do trabalho duro. E isso traz para o SESI-RN e para a SESI Escola uma boa visibilidade em relação a ser uma escola de referência, onde a Robótica faz parte do dia a dia dos seus alunos, não apenas em competições, mas na grade curricular”, conclui.

Ele explica que os projetos são os mesmos apresentados na etapa regional, realizada em fevereiro, em Natal, e que passaram por aprimoramento após o torneio, quando as equipes receberam do Departamento Nacional do SESI um relatório apontando pontos positivos e o que precisa melhorar. “São projetos apresentados no regional que passaram por esse refinamento”, disse Anderson Vieira.

Projetos abordam futuro das energias

a FLL desafia as equipes a buscarem soluções inovadoras para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada – em 2023, eles são desafiados a explorarem o futuro do das energias com o “Super Powered”, que requer que os competidores pensem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

A equipe SESI Jovens Punarés, formada por alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e liderada pelo professor Paulo César Palhares, identificaram um problema que é o uso de energia para aquecer a água que esteriliza as ordenhadeiras automáticas dos pecuaristas do RN. O projeto garantiu o segundo lugar no Champion’s Awards da etapa regional do Torneio SESI de Robótica, realizado em natal, no mês passado.

Pensando no alto custo do processo, desenvolveram o SOLARIS, um dispositivo de aquecimento da água através da energia solar e feito com materiais acessíveis. “A esterilização é muito importante para a boa qualidade do leite. Muitos pequenos produtores precisam recorrer a produtores de grande porte para realizar esse processo, o que dificulta o crescimento de seus negócios”, afirma Palhares

Sobre a importância do ensino da robótica, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, afirma que “a robótica é um parceiro para o ser humano”. “A partir dela pensamos qual a melhor forma para potencializar soluções para problemas. A intenção é tirar o aluno da zona de conforto para pensar soluções para nossa sociedade de forma coletiva”, ressalta. “Tenho certeza que o torneio é uma semente plantada que trará transformação para o futuro. É o momento para colocar em prática tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo do período de treinamento”, declara Martins.

Confira as equipes que participam do Festival Nacional SESI de Robótica, em Brasília:

Categoria: First LEGO League (FLL)

Equipe: SESI GUARANI

• Gustavo Henrique G. A. Xavier
  • Aysha Gabriela C. de Oliveira
  • Giovanna Lílian Bezerra da Silva

Categoria: First TECH Challeng (FTC)

Equipe: TECCACTUS

Técnico: Josinaldo Pereira de Araújo

Técnico Suplente: Anderson Vieira Melo da Silva

• Maria Fernanda Bispo da Silva
  • Lorenna Luyza Silva do Amaral