SESI Escola do RN participa em Brasília de capacitação sobre Núcleos de Formação Docente e Mentoria

25/01/2023   17h48

Com o objetivo de aprimorar a educação nas SESI Escolas do Rio Grande do Norte, os professores Smith Torres, Heriberto Bezerra e Luís Carlos da Silva participam de uma capacitação para implementação de Núcleos de Formação Docente e Mentoria. A formação é promovida pelo Centro SESI de Formação em Educação, do Departamento Nacional do SESI, desde essa quarta-feira (25) e que segue até esta quinta (27), em Brasília.

 

O objetivo da capacitação é implementar os núcleos de formação nos Departamentos Regionais do SESI, onde os professores mais experientes e reconhecidos se tornem mentores e passem a ser responsáveis pela multiplicação das formações realizadas pelo Centro SESI de Formação em Educação. Esses núcleos visam promover formação continuada para o desenvolvimento de habilidades, competências e o compartilhamento das boas práticas entre os docentes, fortalecendo criação de uma rede de professores multiplicadores que assumem o papel de mentores.

 

Além disso, os núcleos devem fortalecer os departamentos regionais do SESI com a implementação do Sistema SESI de Ensino para impactar de forma positiva e inovadora a aprendizagem dos estudantes, tornando-os cada vez mais protagonistas do seu aprendizado.

 

No modelo desenvolvido pelo Centro SESI de Formação em Educação, o SESI-RN terá um núcleo com 18 docentes e dois coordenadores, por se enquadrar no grupo de departamentos regionais de grande porte que ofertam todas as etapas de ensino — Ensino Fundamental (anos iniciais), Fundamental (anos finais), Ensino médio e Educação de Jovens Adultos (EJA). Ao todo, serão implementados 24 núcleos de formação docente e mentoria, distribuídos pelos departamentos regionais de todo o Brasil.

 

“A capacitação tem sido de extrema importância para a minha formação, já que o núcleo de formação docente e mentoria tem a função de aproximar os professores do material didático e demais recursos pedagógicos disponibilizados na rede SESI, assim sendo o pontapé inicial para contribuir ainda mais no desenvolvimento de novas habilidades, competências e no compartilhamento de conhecimento”, comenta o professor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Smith Torres. “Dessa forma, impactaremos de forma positiva e inovadora a aprendizagem dos educandos, tornando-os cada vez mais protagonistas do seu aprendizado”, completa.

 

O professor Heriberto Bezerra, também da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, também destaca a importância da capacitação. “Discutimos sobre metodologia ativas, diretrizes pedagógicas, pilares da educação tecnológica e avaliação para aprendizado durante o evento. Esses saberes são essências para a minha atuação, uma vez que me torno capaz de agir com autonomia e trabalhando de forma colaborativa, voltado para o ensino equitativo e inclusivo”, ressalta o docente.

 

Já o professor Luís Carlos da Silva, da unidade SESI Escola Mossoró, afirma que “participar do núcleo de formação docente e mentoria tem sido de grande importância, pois, em um futuro próximo, iremos desenvolver mentorias com o objetivo de acompanhar avanços, oferecer feedbacks, fortalecendo os departamentos regionais e, acima de tudo, impactando de forma positiva a educação”.