SESI Escola RN realiza a primeira edição da Avaliação Diagnóstica SESI 2023

10/03/2023   10h52

 

A SESI Escola RN realizou a 1ª edição da Avaliação Diagnóstica SESI 2023 nas unidades de Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, proposta pelo Departamento Nacional. O objetivo é identificar os conhecimentos consolidados pelos estudantes antes de iniciar mais um ano letivo e utilizar dos insumos advindos desse resultado para realizar um planejamento docente assertivo e eficaz. A avaliação aconteceu nos dias 8 e 9 de março.

 

A gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que a avaliação diagnóstica PASSE é como um Raio-X educacional e ajuda na identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. “Reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais”, acrescenta.

 

Na avaliação se destacam três pontos principais de observação e análise: 1º Identificar a realidade de cada estudante e turma; 2º Observar se os estudantes apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; e 3º Refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim um plano de ação imediato para sanar os problemas.

 

De acordo com a SESI Escola, a avaliação é elaborada com base em um documento chamado Matrizes e Referências de Avaliação Saeb no qual estão descritas as habilidades a serem avaliadas e as orientações para a elaboração das questões.

 

“Essas matrizes reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada disciplina e série e os resultados da Avaliação Diagnóstica no modelo Saeb oferecem subsídios para formulação, reformulação e monitoramento de ações pedagógicas efetivas, pois tem uma relação direta com as Matrizes Curriculares da Rede SESI de Ensino”, complementa Karenine.

 

A família poderá acompanhar o resultado do seu filho pela plataforma Portal SESI/EduCAT e observar o seu rendimento escolar de forma contínua. Assim como tirar dúvidas e participar ativamente na construção dessa parceria famílias e Rede SESI de Ensino, que tem como foco o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, buscando sempre ofertar a sociedade brasileira uma Educação de alta qualidade.