SESI Escola São Gonçalo do Amarante realiza 2ª Semana do Empreendedorismo

18/10/2022   14h51

Entre os dias 7 e 11 de novembro, será realizada a 2ª Semana do Empreendedorismo da SESI Escola São Gonçalo do Amarante. O evento celebra a cultura do empreendedorismo associada à inovação, à tecnologia, à sustentabilidade e às transformações da vida em sociedade.

A Semana é resultado de um projeto interdisciplinar que envolve todas as disciplinas obrigatórias e transversais do currículo do ensino Fundamental II, com foco na aprendizagem por meio de projetos e de metodologias ativas.

Ao longo do ano, os alunos são estimulados a construir negócios sintonizados com o conceito “ESG” — Environment, Social & Governance (ambiente, social e governança) — e têm contato com empreendedores, por meio de vídeos e palestras e, nas aulas, aprendem a utilizar instrumentos da gestão e administração empresarial, bem como a calcular o preço dos produtos e agregar valor ao negócio.

Para a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, a Semana do Empreendedorismo “estimula os alunos a buscarem sua independência financeira, gerir negócios e criar oportunidades de fonte de renda”. “Trata-se da culminância de um projeto que vem sendo trabalhado desde o início do ano letivo”, explica.

A primeira edição do evento aconteceu em 2021, sob supervisão da professora Kêmila Samara e do professor Wendell Souza, quando as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II deram o ponta pé inicial e criaram quinze empresas. Em 2022, a segunda edição já conta com 35 novos negócios que se somam às equipes anteriores.

O evento contará com a apresentação e avaliação dos negócios, mesas redondas e um momento de exposição e comercialização dos produtos e serviços, aberto aos alunos do Ensino Médio da própria escola e às famílias dos alunos.