SESI Escola São Gonçalo do Amarante utiliza ‘biblioterapia’ para promover bem-estar dos alunos

30/05/2023   12h19

 

Estudantes da SESI Escola de Referência em São Gonçalo do Amarante passaram a contar com o projeto “Biblioterapia: a leitura que cuida”. Desenvolvida pela biblioteca escolar e pela equipe de psicologia escolar, a iniciativa utiliza a leitura como instrumento para promover o bem-estar e o crescimento pessoal.

 

A biblioterapia oferece uma forma única de autocuidado e autodescoberta, utilizando a leitura como uma ferramenta para explorar questões emocionais, psicológicas e pessoais. Através dessa abordagem é possível encontrar insights, respostas e perspectivas valiosas que podem promover o crescimento e o desenvolvimento pessoal. O projeto é coordenado pelas psicólogas escolares Anne Loyse e Fernanda Mayza e pela bibliotecária Jéssica Martins.

 

Inicialmente, as especialistas realizaram uma seleção de livros recomendados que abordam diversos temas relacionados ao bem-estar emocional, como autoestima, relacionamentos saudáveis e gerenciamento do estresse, seguindo critérios de qualidade literária e relevância terapêutica.

 

Em seguida foi elaborado o “Guia de Discussão da Leitura”, com um conjunto de perguntas e atividades de discussão que podem ser usados para explorar os temas apresentados nos livros. Esses guias facilitam um debate profundo e significativo, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes.

 

Por fim, os alunos participantes são orientados para os “Exercícios de Reflexão e Escrita”, que incentivam a introspecção, a autorreflexão e a expressão por meio da escrita. Esses exercícios auxiliam os leitores a se conectarem com os temas abordados nos livros, a explorarem suas próprias experiências e a desenvolverem uma compreensão mais profunda de si mesmos.

 

De acordo com a psicóloga Anne Loyse, a iniciativa é de grande relevância, uma vez que aprimora as habilidades cognitivas e emocionais dos estudantes. “A leitura, além de ampliar o conhecimento, oferece muitos benefícios a nível terapêutico, proporcionando um desenvolvimento emocional que motiva a transformação e inspiração para seguir adiante”, explica.

 

A bibliotecária Jéssica Martins expressa a animação de auxiliar os estudantes através da prática da leitura. “Acreditamos que a biblioterapia é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e emocional dos alunos e estamos entusiasmadas para fornecer um recurso abrangente para auxiliar aqueles que desejam explorar essa abordagem única”, declara.