SESI Escola SGA conquista Prêmio de Escola Sapiente, em reconhecimento à inovação educacional

27/10/2022   15h34

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante está oficialmente reconhecida por ações e iniciativas de estímulo à participação dos alunos em atividades de inovação e incentivo pelo interesse na ciência e em tecnologia. O reconhecimento foi conquistado na Sapientia, a “Olimpíada do Futuro”, durante a qual obteve o “Prêmio Escola Sapiente”. A entrega da premiação será no sábado, dia 5 de novembro, em Foz do Iguaçu, região da Tríplice Fronteira, durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada.

 

“Estamos muito felizes em agradecer e lhe congratular pelo Prêmio Escola Sapiente, que é conferido às escolas que tiveram uma participação robusta e significativa em nossa Olimpíada. Para nós, da Sapientia e do Instituto Vertere, é fonte de satisfação, orgulho e, acima de tudo, esperança, saber que escolas [como a SESI São Gonçalo] apostam na inovação em educação e na possibilidade de um mundo melhor, em especial, através da ação dos jovens alunos, protagonistas do futuro”, afirmaram os organizadores da Olimpíada ao convidar os gestores do SESI-RN para a solenidade de entrega do Prêmio.

 

A Sapientia é uma olimpíada de conhecimento que incentiva a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta. A olimpíada aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo. As provas propõem umas questões transdisciplinares, buscando conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina & Saúde e STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante participou, na primeira fase, com 171 alunos, dos quais 108 foram aprovados para a segunda etapa. Com isso, foi uma das que mais engajou alunos na olimpíada. E, assim, ganhou o Prêmio de Escola Sapiente da Olimpíada do Futuro.

 

Juliano Martins, superintendente do SESI-RN

 

“Essa premiação é resultado de uma atividade na SESI Escola, na qual aluno é convidado a participar ativamente do processo de aprendizagem. Ele se torna o protagonista durante a aula e passa a compartilhar e cooperar com seus colegas e professores durante todas as atividades propostas”, afirmou Juliano Martins, superintendente regional do SESI-RN. “Dessa forma, games, tecnologia, debates, trabalho em grupo, sala de aula invertida, pesquisa e apresentações fazem parte do cotidiano da escola e tornam os alunos autônomos e criativos. Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho focado na inovação e esperança de um mundo melhor”, acrescentou.

 

Diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, destacou que a preparação para a Olimpíada contou com a colaboração da ex-aluna do SESI Cailany Cavalcante, que participou em anos anteriores à frente da equipe Nutrinim, e com o projeto da Jujuba que melhorava o paladar de pacientes oncológicos.
Neste ano, o projeto de participação da Olimpíada foi coordenado pela professora Zânia Christina, com a participação dos professores Fernando Laerty, Kêmila Samara, Wendell de Oliveira, José Rodrigues, Diego Bezerra, Smith de Oliveira e Paulo César.

”A Sapientia é de suma importância para o desenvolvimento educacional do nosso alunado, pois leva para dentro de sala de aula a interação do conhecimento e sua aplicação. Isso leva o aluno a ter uma análise crítica e consciente do papel do cidadão através da construção de propostas que possam impactar de forma positiva e de comprometimento com a nosso meio ambiente”, disse Zânia Christina. “Nós mostramos aos nossos alunos que tudo aquilo que é estudado em sala pode e é aplicado no nosso cotidiano”.

 

Anderson Vieira, diretor da SESI Escola SGA

Para Anderson Vieira, gerente da unidade SESI Escola São Gonçalo do Amarante, a conquista do prêmio reflete o engajamento da Rede SESI RN e da equipe técnica no intuito de construir “uma geração inovadora, focada na solução dos desafios para o desenvolvimento sustentável”.