SESI Escola SGA realiza ‘Encontro com o escritor’ para incentivar leitura entre jovens

28/10/2022   11h08

Um grupo de alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante participou, na terça-feira (25), do evento chamado “Encontro com o escritor” em que os jovens conversaram com um escritor a respeito de sua obra e compartilharam experiências neste mês que, internacionalmente, é dedicado à Biblioteca Escolar.

 

Realizado pela primeira vez e organizado pela bibliotecária escolar Jéssica Martins em conjunto com a equipe pedagógica da SESI Escola, o evento recebeu o escritor potiguar Clayton Levy Lima de Melo, autor do livro “Helifort Sky e a esfera do poder”, uma ficção científica, que aborda a respeito do bullying, família, amigos e polarização política.

A gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explicou a importância de eventos como esse. “Na atividade, os alunos demostraram bastante interesse e curiosidade sobre a obra, com a realização de perguntas ao autor”, disse. Ela revelou que outras edições deste evento serão realizadas.

 

O aluno Gustavo Henrique Guedes Alcoforado Xavier, do 8º ano A, falou de suas impressões do livro. “O enredo do livro apresenta questões atuais da sociedade tanto questões escolares quanto questões da sociedade, no geral, como a política”, comentou.

 

 

 

Durante o encontro com o escritor, foi debatido a importância da leitura na vida dos estudantes, bem como na vida profissional. Para Fernando Laerty, que é professor de língua portuguesa do Ensino Médio, é importante que os alunos tenham a percepção que a leitura vai além da escola. “Está presente tanto na percepção ao nosso redor quanto no mundo de trabalho”, disse.

 

Para a professora de Língua Portuguesa, Kêmila Samara, são momentos como este além de impulsionam a leitura. “Esses momentos aproximam àqueles que querem ser um dia autores”, disse.

 

Também participante do bate papo, a aluna Emilly Vitoria Bernardo da Silva Ferreira, do 7° ano B disse que sempre vai à biblioteca pegar livros para ler. “Agora que sei que a leitura vai ajudar no meu desenvolvimento, vou continuar e fazer o meu melhor”, afirmou.

 

Em comemoração ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a biblioteca escolar Álvaro Coutinho da Motta reconheceu os leitores destaque das turmas do período setembro/outubro. São eles:

 

LETICIA DE LIMA PEREIRA, 6º ano A
MIGUEL PACHECO TRAPPEL, 6º ano B
TESSA MELO DUARTE DA SILVA, 7º ANO A;
GUSTAVO ABRAAO LUCENA GUEDES, 7º ANO B
EMILLY KAROLINE SATIRO DE FRANÇA, 8° ANO A
MARIA CLARA TAVARES DE CARVALHO, 8° ANO B
GIOVANNA ATAIDE DE MEDEIROS, 1ª SÉRIE A
MARIA EDUARDA SOUZA SANTOS, 1ª SÉRIE B.

 

Em especial a ELI DANTAS (2ª SÉRIE A) pelo destaque e empenho à leitura durante o 2° bimestre.